Importância da identidade visual no desenvolvimento de uma estratégia de marketing bem-sucedida

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Um dos desejos e sonhos mais comuns de boa parte dos negócios é serem lembrados e estarem de forma constante na mente do público. Diante disso, a identidade visual é um dos principais fatores a serem considerados e tem uma grande importância.

Muitos empreendedores estão migrando suas empresas para o ambiente digital, e não é de se estranhar, afinal as possibilidades de crescimento de negócios nesses espaços são muito grandes.

Entretanto, para que as empresas consigam atingir seus objetivos e se comuniquem bem com o público neste ambiente, é necessária uma identidade visual eficaz, pois é ela que proverá sentido às campanhas e projetos da sua empresa na internet.

Ao imaginar, por exemplo, uma empresa de torre de transmissão, é justamente através das cores, formas e fontes que o público tende a entender o conceito do seu negócio e tudo aquilo que está sendo transmitido.

Afinal de contas, quando falamos de comida, sempre usamos o ditado de que “come-se primeiro com os olhos”, não é mesmo? É a mesma coisa que acontece com qualquer outro produto ou serviço.

A identidade visual é o que torna sua ideia atraente o suficiente para as massas e diante de todo o público.

Por isso, optar por um design simplesmente bonito em vez de uma imagem que realmente capta a essência do seu negócio é o que isola uma organização comum de uma líder de mercado.

A ideia é descomplicada, porém colocá-la em prática exige uma minuciosa e precisa avaliação que deixe claro de imediato o que se deseja apresentar aos clientes.

Logo, ao pensar e considerar esses fatores, hoje iremos falar justamente sobre a identidade visual, fazendo com que você entenda sua significação, importância, benefícios e principalmente as aplicabilidades ao considerar as estratégias de marketing digital.

O que é identidade visual?

A identidade visual se caracteriza justamente como uma combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.

Usualmente, essa construção tem como parâmetro o logotipo, que é o símbolo principal e representativo do conceito comunicado pelo segmento.

Os tons, fontes, designs e até mesmo as declarações, como o slogan, desempenham a função de transmitir de forma ágil e direta qual é o propósito principal da sua empresa na mente do público.

Ou seja, a identidade visual é justamente o fator que faz com que a sua empresa de instalação elétrica seja única e consiga se diferenciar dos demais mesmo em um mercado com tanta concorrência.

Pois bem, para evidenciar esse fator, pense em uma peça de mímica: se você tivesse que expressar as ideias da sua empresa, o que você faria e como seria utilizada sua criatividade nesse momento?

A identificação visual pede que você faça este exercício, mas usando imagens. A ponte entre você e seu cliente é baseada no que o atrai, no que ele deseja e no que você pode oferecer.

O início dessa relação é estabelecido no momento em que algo chama sua atenção de forma que transmite segurança suficiente para que ele remeta sua confiança.

Por isso, a identidade visual da sua empresa é justamente o fator que tende a atrair o público, garantir um destaque e até mesmo fazer com que a sua empresa tenha mais vendas e muito mais relevância.

Importância da identidade visual

Ter uma identidade visual impactante e bem elaborada é um passo crucial para se apresentar aos clientes como uma empresa confiável e digna de investimento, estabelecendo assim uma relação de confiança mútua.

Para se ter ideia, grandes marcas do mercado são representadas em imagens e cores que inconscientemente evocam nossa memória e fazem com que nós nos lembremos em detalhes e vários momentos do nosso dia e rotina.

Por exemplo, o McDonald’s é conhecido por um grande M amarelo em um fundo vermelho, e o personagem Ronald McDonald foi desenhado nessa paleta de cores.

É impossível não ver um destes elementos, em conjunto ou separadamente, e não se lembrar imediatamente da marca mesmo que não queira.

Além do mais, as grandes marcas escolhem seus logos e até mesmo seus comerciais e campanhas publicitárias se baseando na psicologia das cores para que a sua identidade visual seja impactante, única e totalmente positiva.

Por isso, é exatamente este tipo de influência que você quer ter no seu público: uma identidade visual que mostre sua missão e valores, se tornando reconhecível e impactante em qualquer lugar.

Sendo assim, seja em uma grande empresa de tecnologia ou até mesmo em uma empresa de sensor de presença, a identidade visual é um dos fatores principais diante do mercado, e é justamente através dela que seu negócio tende a garantir benefícios únicos.

Benefícios de uma boa identidade visual

Uma identidade visual cuidadosamente elaborada tem o poder de humanizar o seu negócio, tornando-o mais relevante e destacando-o dos concorrentes.

Vamos dar uma olhada em outras razões importantes para que a sua empresa tenha uma boa identidade visual e a trabalhe de uma forma.

  • Segmenta o público;
  • Melhora o posicionamento do seu negócio;
  • Fortalece a imagem digital da sua empresa;
  • Fixa a marca na mente do consumidor;
  • Proporciona uma experiência agradável ao consumidor.

Logo, ao destacar e colocar em evidência esses fatores, confira as características de cada um deles e entenda ainda melhor o quanto uma boa identidade visual é fundamental para o seu negócio de aluguel de caçambas.

Segmenta o público

Qualquer negócio, seja uma loja, uma empresa, um hotel ou qualquer outro tipo, uma vez que tenha uma identidade visual, adquire uma forma de identificação, um “rosto”.

Essa identidade auxilia na segmentação do público que é um alicerce importante na gestão do negócio.

A identificação visual atrai o público certo para sua empresa. Por isso deve ser elaborado com planejamento, sempre levando em consideração o exame da pessoa citada e do comportamento do consumidor.

Sendo assim, através da identidade visual o público, por exemplo, da sua empresa de construção civil, tende a reconhecer, se identificar e consumir os seus produtos, gerando uma segmentação totalmente única.

Melhora o posicionamento do seu negócio

O posicionamento reflete como você quer ser lembrado pelo seu público consumidor. Para posicionar seu negócio, ele precisa ser reconhecido, precisa atingir os clientes.

Ou seja, o posicionamento refere-se justamente a como você deseja que sua empresa seja lembrada na mente dos clientes ou usuários.

Por isso, tenha muita atenção em relação a esse fator, pois sua empresa pode ser lembrada por uma identidade visual precisa e totalmente impactante ou até mesmo como só mais uma empresa do mercado.

Fortalece a imagem digital da sua empresa

A presença digital é importante hoje e ajuda as empresas a participar do dia a dia de seus clientes. Ter domínio de uma boa plataforma web ajuda muito nesse aspecto.

Além disso, uma identidade visual bem estruturada ajuda a fortalecer sua presença digital e fazer com que a identidade da sua empresa se destaque entre os clientes.

Hoje o meio digital é um dos principais responsáveis pelo destaque da maior parte das empresas, então ao ter uma boa identidade visual em sua empresa que trabalha com mesa inox industrial, o destaque e relevância tende a ser praticamente certo.

Fixa a marca na mente do consumidor

Como a identidade visual está associada justamente a cores, formas geométricas e alguns tipos de letra personalizada, ao utilizá-la a favor da sua empresa, o público tende a lembrar e sempre ter sua marca em mente.

Ou seja, devido a esse fator, ao considerar uma empresa de bloco de concreto intertravado, além de obter bons resultados em venda, o seu empreendimento tende a se destacar dos concorrentes colocando em evidência características únicas.

Proporciona uma experiência agradável ao consumidor

Graças a uma identidade visual bem trabalhada e desenvolvida, é muito mais fácil que o público identifique a sua marca e estabeleça uma relação e contato totalmente favorável.

Por isso, em um mercado onde a experiência do consumidor é um dos principais fatores para se destacar, a identidade visual desempenha um papel fundamental e tende a gerar resultados incríveis.

Identidade visual e seu papel em estratégias de marketing

Ter uma estratégia de marketing bem definida e aplicada é algo que boa parte das empresas buscam, pois o marketing, quando bem-sucedido, gera resultados incríveis e totalmente positivos.

Logo, diante dessa busca e de toda a importância que o marketing possui para as empresas, a identidade visual desempenha um papel importante, pois ao ser bem trabalhada, o marketing da sua empresa só tende a ganhar e crescer cada vez mais.

Por isso, quanto melhor e mais alinhada for a identidade visual da sua empresa, melhor tende a ser as campanhas de marketing, gerando mais identificação, vendas e estratégias cada vez mais precisas para sua empresa que trabalha com tubo sem costura.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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