Como a adoção de tecnologias emergentes pode ser um fator crítico para o sucesso empresarial

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Para que as empresas cresçam e continuem se desenvolvendo conforme os anos, é importante se atualizar e sempre estar atento a tudo que surge diante do mercado, diante disso, a adoção de tecnologias emergentes merecem uma atenção especial e devem ser consideradas.

As ferramentas tecnológicas são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio. Afinal, seu uso torna os processos mais flexíveis, menos tediosos e monótonos para os profissionais, além de ajudar a otimizar o trabalho de todos os departamentos da empresa.

As chamadas tecnologias emergentes — também chamadas de tecnologias com grande potencial para transformar o futuro da sociedade — desempenham um papel muito importante nesse contexto empresarial, pois combinam inovação e convergência em um único produto tecnológico.

Algumas delas, como a internet das Coisas, 5G e inteligência artificial, já fazem parte do dia a dia de algumas organizações e até mesmo já são fundamentais em relação à praticidade e assertividade nas tarefas realizadas.

Entretanto, a tendência é que sua inserção no ambiente de trabalho aumente cada vez mais com o passar dos anos, pois para o mercado representam um grande diferencial competitivo.

Consequentemente, é importante estar atento às mudanças tecnológicas ao fazer negócios estrategicamente. Ocorrência contrário, as empresas que não conseguem acompanhar essas inovações acabam por falir.

Por isso, para que a sua empresa, por exemplo, de serviços de limpeza continue se destacando e estabeleça ações muito mais assertivas, estar atento à adoção de tecnologias emergentes é um passo necessário e que tende a garantir vantagens únicas.

Logo, ao pensar e considerar esses fatores hoje iremos falar justamente sobre a significação desse termo, as principais tecnologias emergentes, suas vantagens e o que esperar em relação ao futuro. Vamos lá!

O que são as tecnologias emergentes?

As tecnologias emergentes são inovações tecnológicas que possuem grande potencial de transmutação nos negócios e na sociedade mas, embora seu valor já tenha sido reconhecido por diferentes camadas da sociedade, a maioria da população ainda usa pouco esses aparatos no dia a dia.

Isso porque muitos deles ainda estão em desenvolvimento e exploração e, portanto, ainda não consolidados no cenário atual, fazendo com que aos poucos essas tecnologias venham ser inseridas e conhecidas por todos.

Por outro lado, algumas dessas tecnologias já fazem parte do cotidiano por exemplo de empresas de consultoria ambiental, principalmente por conta da digitalização, pois eles têm como missão trazer soluções de gestão para seus processos internos e externos.

De fato, do ponto de vista do mercado essas tecnologias figuram uma grande vantagem competitiva, pois, além de oferecer maior eficiência, graças à automatização de processos no ambiente de trabalho, também permitem uma série de ações como:

  • Novos modelos de negócios;
  • Melhor experiência de compra;
  • Crescimento e desenvolvimento das empresas;
  • Mudanças na forma de operar a organização;
  • Diminuição entre as lacunas existentes.

Nesse sentido, as empresas que desejam sair à frente da concorrência devem acompanhar a evolução das tecnologias emergentes. Além do mais, é preciso entender quais dessas tecnologias apontam para um futuro promissor e quais se aplicam à realidade da empresa em questão.

Por isso, ao imaginar sua empresa de empilhadeiras elétricas as tecnologias emergentes tendem a ser justamente o diferencial para que a sua empresa cresça, se desenvolva e tenha cada vez mais sucesso.

Afinal, em um mercado altamente competitivo, antecipar-se às demais organizações na utilização de soluções inovadoras para solucionar problemas e simplificar processos complexos é uma importante estratégia e uma enorme vantagem competitiva no ambiente atual.

Principais tecnologias emergentes e suas vantagens 

Como até mesmo já foi mencionado, muitas tecnologias emergentes ainda não foram integradas. Pois elas estão em processo de adaptação e evolução continuamente em desenvolvimento. Outras, por outro lado, cresceram ao longo do tempo e já provêem valor diário para muitas empresas.

Por isso, por mais que se tenha algumas tecnologias emergentes em evidência e realizando um trabalho fundamental diante das empresas, a tendência com o passar dos anos é que essas tecnologias realizem um trabalho cada vez mais impactante e único.

Sendo assim, a seguir, você conhecerá as principais tendências tecnológicas do momento e o impacto de cada tendência na organização.

Internet das coisas 

Os progressos na tecnologia tornaram possível o acesso à internet a partir de uma variedade de eletrodomésticos e dispositivos, como telefones celulares, relógios, televisores e geladeiras, que antes só eram acessíveis a partir de computadores pessoais.

Essa oportunidade oferecida pela internet das Coisas promoveu uma convergência real entre os universos físico e digital. Os resultados são, entre outras coisas, carros automatizados, eletrodomésticos acionados por voz e imagem e compras pela internet por comando de voz.

Ou seja, a expectativa é que a internet das coisas esteja presente desde momentos como a locomoção de uma pessoa em seu carro até uma empresa de escadas metálicas até a utilização do metaverso e outros recursos.

O estudo Impact of Tech in 2023 do IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) mostra como a Internet das Coisas se tornou uma tendência nos últimos anos.

De acordo com a pesquisa, esse recurso tecnológico é uma das cinco principais tecnologias utilizadas pelas empresas este ano em uma perspectiva global. A classificação é definida da seguinte forma.

  • Computação em nuvem;
  • 5G;
  • Metaverso;
  • Veículos elétricos;
  • Internet das coisas.

Por isso, vale muito a pena ficar atento à internet das coisas, pois os benefícios e as possibilidades em torno dessa tecnologia emergente tende a revolucionar o mercado e a tecnologia da forma que conhecemos.

Inteligência artificial 

A inteligência artificial é outra nova tecnologia que cresceu exponencialmente nos últimos anos. De acordo com o estudo citado acima, a automatização de processos, por meio de softwares com inteligência artificial e robôs móveis, se desenvolverá ainda mais em 2023 e terá impacto positivo em todos os empregos do mundo.

Ou seja, se hoje a inteligência artificial já se faz presente e auxilia desde as pessoas em seu dia a dia com a praticidade a uma empresa de impermeabilizante de laje com as redes sociais, a proporção daqui alguns anos é que a sua importância venha ser ainda mais destacada.

Logo, para que fique claro confira alguns benefícios do uso de inteligência artificial para os negócios:

  • Identificação de padrões de grandes bases;
  • Simplificação de análises complexas;
  • Alto nível de coleta de informações;
  • Tomada de decisões mais seguras;
  • Eficiência no monitoramento.

Sendo assim, diante das vantagens e de toda a proporção que a inteligência artificial reúne, a tendência é que a sua utilização seja algo ainda mais frequente e importante em relação às empresas.

Big Data 

Entre novas tecnologias também está o big data. Essa ferramenta tecnológica responsável por coletar, processar e armazenar grandes quantidades de dados tem desempenhado um papel muito importante dentro das empresas e é considerada uma tendência nos dias de hoje.

Ou seja, a sua empresa projeto de cálculo estrutural ao contar com o Big Data de uma forma ativa em suas estratégias se tem desde vantagens em relação aos dados armazenados até a elaboração de diagnósticos mais precisos.

Sendo assim, diante desse cenário de acordo com o Big Data and Regional Market Forecast 2022-2030 da Acumen Research and Consulting e publicado pela Globe Newswire, o mercado de Big Data deve valer US$ 473,6 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento de 12,7 % desde 2022. até 2030.

5G

De acordo com o estudo ISG Provider Lens Internet of Things (IoT) – Services and Solutions 2022, desenvolvido pela TGT Consult e pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABIN), até 2025, estima-se que haverá 27 bilhões de dispositivos conectados à internet 5G.

A previsão para este ano é que o aumento nas conexões de novos dispositivos chegue a 18%, que chegarão a 14 bilhões de dispositivos conectados.

A partir desta situação, a nova tecnologia 5G se tornou uma necessidade Porque outras tecnologias, como a internet das Coisas, etc., devem poder funcionar com todo o seu potencial. 

Uma rede como essa é necessária para atender aos requisitos de conectividade apresentados por exemplo, por uma empresa de aluguel de gerador e outras empresas que seguem a aplicam a inovação.

O que esperar do futuro em relação às tecnologias emergentes 

As tecnologias emergentes têm o potencial de trazer mudanças ainda maiores não só para as empresas mas para a sociedade como um todo no futuro. Não é de estranhar que se espere que progridem a evoluir e que novas tecnologias surjam para atender às demandas do mercado.

Diante disso, as organizações devem estar atentos a essas mudanças tecnológicas para tornar o futuro cada vez mais próximo. Afinal de contas, desde um curso segurança do trabalho a forma como as empresas trabalham deve sofrer alterações.

Por isso, a melhor estratégia é ficar por dentro das tendências do mercado para melhorar a experiência do cliente, para tornar as operações menos agressivas ao meio ambiente, além de contribuir para uma dinâmica mais simples e menos estressante para os profissionais envolvidos no processo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags

Assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdos diretamente no seu email: