Agência de design: o que é, como funciona e para que serve?


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A construção de uma marca ou de um negócio não acontece rapidamente. 

É preciso trabalho para criar e manter uma relação com os potenciais clientes — e muito desse trabalho é feito através do marketing.

É provável que você precise de apoio na execução de sua estratégia de marketing, especialmente se a sua empresa se encontra em algum dos momentos abaixo:

  • Quando a sua empresa está começando agora;
  • Quando a sua empresa irá lançar um novo produto;
  • No momento em ela está em um processo de atingir um novo patamar de negócios (pequena para média, média para grande, etc.)

E são nessas etapas que uma agência de design pode mudar tudo.

Marketing e Design

Imagem de uma apresentação em uma agência de design

Marketing é um conjunto de ações planejadas que buscam obter do seu público alvo uma reação específica. Geralmente, aumento de vendas.

Portanto, se o marketing é uma estrutura para a entrega de uma experiência, design é o ato de construir o mecanismo de entrega para tal.

Ao planejar a sua estratégia, é comum definir as premissas do que será entregue, os pontos de contato com o cliente e objetivos de cada etapa da experiência.

É quando se fala sobre efetivar essas premissas que o design entra em foco.

Aqui, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre as agências dessa área: o que elas são, porque fazem diferença e como identificar uma pelos seus serviços.

O que é design?

“Design é um plano para arranjar elementos da melhor maneira possível de modo a atingir um determinado objetivo”. 

— Charles Eames, designer, arquiteto e cineasta americano.

O que vem à mente quando você pensa em design? Para muitas pessoas, a palavra traz pensamentos de criatividade, arte, gráficos ou simplesmente a maneira como algo parece ou funciona.

Estas são respostas válidas e, de certa forma, capturam o que são as formas tradicionais de design.

A maioria das pessoas pensa que design tem a ver com fazer as coisas parecerem bonitas — uma decoração. Mas o design é tanto uma arte quanto uma ciência.

Hoje em dia, a prática do design se estende para além destas fronteiras, incorporando técnicas, métodos e abordagens mais amplas.

Quando falamos de design em negócios, nosso foco está mais no que poderíamos chamar ‘design estratégico’.

Agências de design, portanto, desenvolvem e implementam soluções criativas para ajudar empresas a aumentar o reconhecimento da sua marca, apresentar melhor seus produtos ou serviços e, em última instância, aumentar os lucros.

Como funciona uma agência de design?

Close em mãos utilizando uma mesa digital

Trabalhar com uma agência de design é muito mais do que pedir a alguém que projete um logotipo para sua empresa.

Uma boa agência de design consegue atuar em todo o processo de branding, desenvolvimento de materiais de marketing, criação ou atualização de um website assim como conteúdo para o mesmo e até concepção de uma estratégia para atrair seus clientes ideais.

Como dito anteriormente, elas são organizações que utilizam estratégias criativas para ajudar os clientes a atingir seus objetivos.

Elas normalmente concentram seus esforços em algumas das seguintes áreas:

  • Estratégia: Como uma empresa serve aos clientes e gera receita
  • Design: Como uma empresa se apresenta em termos visuais
  • Tecnologia: Como uma empresa integra soluções tecnológicas em suas práticas
  • Publicidade: Como uma empresa se comercializa e seus produtos ou serviços aos consumidores

Dessa forma, uma agência de design pode oferecer os serviços necessários para otimizar os esforços de marketing e publicidade de sua empresa, assim como outras formas de crescimento. 

Igualmente, ela pode ser encarregada de desenvolver táticas para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a receita, projetar campanhas para ampliar sua base de mercado ou integrar soluções para melhor promover as marcas e otimizar a experiência do seu cliente.

Quais os serviços de uma agência de design?

Homem trabalhando em uma agência de design

Há muitos serviços que essas agências oferecem. Quer você precise deles para preencher as lacunas em sua equipe ou para assumir inteiramente as rédeas, sua marca pode se beneficiar da ajuda de uma agência de design de muitas maneiras.

Execução especializada

Uma agência de design é uma equipe de especialistas talentosos que podem tanto elaborar como executar suas estratégias de marketing.

De desenvolvedores até designers, redatores a especialistas em SEO, eles têm os conhecimentos e habilidades para produzir conteúdo.

Como empreendedor, você é um especialista em seus clientes e sabe exatamente o que seu negócio lhes oferece, mas nem sempre entende como transmitir esta mensagem.

Designers passaram anos se qualificando para encontrar o branding perfeito e as soluções de design para websites, materiais impressos, mídia social, etc.

Tudo buscando conseguir o reconhecimento das marcas e atrair o tipo certo de cliente.

Por exemplo, as pessoas não escolhem uma marca por seu logotipo ser sua cor favorita, especialmente se a compra dessa marca for uma decisão muito grande.

Quando clientes estão pesquisando para fazer uma grande compra e há muita diversidade de ofertas, a marca que parece mais humana e digna de confiança ganha destaque.

Você cria este sentimento ao ter uma marca consistente e coerente e não apenas um logotipo em cores bonitas.

Conteúdo de qualidade

Especialmente para pequenas empresas, a criação de uma equipe interna de design é uma grande proeza.

Muitas marcas lutam para executar suas estratégias porque não têm a infraestrutura necessária para lidar com a produção.

Isto é compreensível, pois diferentes categorias de conteúdo requerem diferentes conhecimentos e recursos.

Uma agência de design, no entanto, é uma máquina sofisticada acostumada a produzir uma variedade de conteúdo, de forma rápida e eficiente.

Quando se contrata uma agência, as preocupações associadas à contratação interna são reduzidas e há muito mais benefícios para esta forma ágil de negócios.

Eles também estão cientes dos bloqueios, erros ou armadilhas comuns que podem sabotar a produção, para poderem navegar melhor através deles.

Isto resulta em um produto de alto calibre com muito menos recursos, agilizando os seus processos.

Eficiência de tempo e custo

Além de somente completar um projeto rapidamente, uma agência de design pode fornecer uma data precisa para a conclusão do projeto.

Você pode construir um cronograma em torno desta data e coordenar efetivamente o trabalho dentro de seu próprio escritório. 

E enquanto as agências de design diferem se cobram por hora ou pelo projeto, você ainda economiza dinheiro quando comparado com o salário de um funcionário em tempo integral, por exemplo.

Além disso, elas são experientes em fechar projetos dentro de um orçamento.

Portanto, você não precisa se preocupar com acréscimos ao custo dos recursos.

Depois que o valor foi decidido, é um fato que o projeto será concluído dentro desses parâmetros financeiros

Conclusão

Uma agência de design é um recurso que economiza dinheiro e tempo e que as empresas podem utilizar para criações de alta qualidade e conteúdo online.

Aqui na Astherix nós focamos em trazer a visão de negócios para o digital e oferecemos uma variedade de serviços de design assim como postagens frequentes sobre o assunto.

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