5 Dicas para criar uma logomarca efetiva

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A logomarca tem a capacidade de aproximar o consumidor demonstrado assim a imagem e a mensagem que a empresa deseja transmitir, por isso que todo este processo é bem complexo.

Se engana quem pensa que criar um logo é apenas fazer uma figura visual, saiba que vai muito além a logomarca é uma espécie de demonstração do DNA da empresa, por isso que muitos itens são levados em consideração na hora da criação.

A logomarca tem o poder de fazer uma pessoa olhar para ela e saber exatamente que se trata de uma fábrica de biscoito de polvilho, por exemplo.

Esse é um elemento principal que representa a marca, por isso ele é fundamental para a sua marca, isso gera presença no mercado e atrai clientes.

O que é logomarca?

Antes de tudo é importante que você entenda todo o conceito por trás da logomarca, criar um logotipo ou logomarca envolve uma imagem ou símbolo, além de uma parte textual, ter esse logo é fundamental para qualquer empresa seja de empilhadeira elétrica ou de água.

A função desse logotipo é o reconhecimento instantâneo da marca pelos consumidores, sendo assim quando ele ver o logo saberá de qual empresa se trata, esse reconhecimento é fundamental para que as empresas consigam se firmar no mercado.

Saiba que a construção dessa marca exige dedicação, por isso se você tem uma empresa de terceirização de serviços, por exemplo, precisa contar com:

  • Planejamento;
  • Pesquisa;
  • Desenvolvimento;
  • Testes.

Até chegar a criação ideal, pois a logomarca precisa ser esteticamente bonita e harmônica, além de que seus símbolos e fontes escritas sejam funcionais, ou seja tudo tem que ornar de uma maneira que faça o cliente se encantar por aquele logo.

Por trás de um bom design de logotipo, existe muito estudo sobre conceitos teóricos do design e da psicologia.

O logotipo se faz importante porque as pessoas se comunicam de uma forma melhor quando existe uma representação visual.

É importante que você tenha em mente que o mercado está cada vez mais concorrido, por isso é importante que você se destaque da concorrência e crie um logo diferente, que consiga conectar o seu público-alvo.

Consequências de não ter um logo

Ter um logo ruim, ou pior não ter uma identidade visual é muito prejudicial para a sua marca, vamos a um exemplo, imagine você entrando numa loja de artigos para festa e não tem nome na fachada, nem nada que identifique o lugar.

Isso te dará atenção de que aquela loja não é boa, não se sentirá segura para fazer suas compras, afinal você nem sabe se aquele lugar existe mesmo.

Isso é completamente diferente do que você chegar em estabelecimentos de produtos de limpeza atacado e conseguir ver que existe um logo na entrada com as cores da loja, além de toda identificação, esse espaço te trará muito mais segurança.

De nada adianta ter o melhor produto ou serviço, se você não tem uma identidade com uma logomarca que passe segurança para o seu público.

O logotipo fará parte da sua empresa em todos os aspectos como:

  • Cartão de visitas;
  • Papel timbrado;
  • Assinatura de e-mail;
  • Propagandas.

Entre diversas outras coisas que estarão alinhadas para a passar a mesma mensagem, que a sua empresa é organizada e padronizada.

5 dicas de como criar uma logomarca

Como você já deve ter percebido, criar uma logomarca é muito importante para uma marca e envolve muito processo, conceitos e estudos, para te ajudar nessa missão separamos algumas dicas para criar uma logomarca que seja a representação fiel de uma empresa.

Essas dicas irão te direcionar a ter um melhor resultado na criação de logos que sejam coerentes e atrativos.

1 – Entenda quem é a empresa

Em primeiro lugar entenda quem é a empresa, o que ela faz e para quem são os seus serviços e produtos, afinal, o logotipo tem que ser pensado para aquela empresa específica, sendo assim o logo de uma empresa de case para pedais, não é o mesmo de uma livraria.

Essas perguntas proporcionam uma visão clara sobre os objetivos e propósitos de uma empresa, além da personalidade que ela deseja passar para o seu consumidor.

Ter respostas objetivas desses questionamentos fará com que o logo seja bem direcionado e com isso alcance o público-alvo desejado, além de claro garantir uma forte identificação do negócio perante ao mercado.

Quanto mais claro esses pontos estiverem, mais fácil será a criação do logo ideal, além disso é fundamental que você liste o que essa empresa tem de diferente da outra empresa, com isso você consegue estabelecer uma boa visão do negócio.

2 – Busque por referências

As referências são essenciais para criação de algo novo, afinal um dos processo mais difíceis é o processo criativo, isso exige muita dedicação por isso é importante que você faça uma pesquisa sobre como um logo funciona e todo potencial que ele representa.

Além disso, é importante que você analise as marcas famosas e entenda como foi feito aquele logotipo, isso te dará ideias e soluções para aplicar no logo de uma empresa de análises de alimentos, por exemplo.

Saiba que você não precisa buscar referências apenas no nicho que a empresa atua, aliás, referências fora disso são bem mais importantes e te fazem pensar além destacando essa marca da sua concorrência.

É importante que se tenha em mente que a identidade visual deve ser pensada e elaborada para representar e passar a mensagem que a empresa deseja para o seu público.

Uma dica para entender melhor um logotipo é ler o seu manual de identidade visual, diversas marcas disponibilizam, esses manuais para o seu público, esse material pode ser uma boa fonte de inspiração e estudos para o seu designer.

Sendo assim analise elementos como símbolos, cores e até a tipografia desses materiais, nesses casos é legal ver o da concorrência para saber o que eles têm em comum 

É importante lembrar que esse material deve servir como um referencial, você não deve copiar ou plagiar nada, eles devem apenas inspirar suas ideias para um logotipo novo e único.

3 – Busque por simplicidade

Às vezes você quer criar algo inovador e peca pelo excesso de informações, por isso que uma boa dica é a simplicidade, sendo assim quanto mais objetivo e limpo for o seu logo, mais fácil será a compreensão dele pelos consumidores.

Por exemplo, se você está criando um logo para uma empresa de forno mufla, considere apenas as informações principais como imprescindíveis.

Ao usar muitos elementos você irá deixar o visual carregado e poluído, e isso é completamente o contrário de criar um apelo de identificação, afinal será muitas informações para o consumidor assimilar e memorizar.

Pense que quanto mais detalhes um logotipo tiver, mais fácil será mantê-lo em reduções ou aplicá-los em impressões, estampas e outras aplicações, sendo assim use aquela famosa frase: “menos é mais”.

4 – Decida a tipografia

Criar o logo tem o objetivo principal que é fazer com que o consumidor consiga reconhecer a sua marca, por isso é importante que a fonte usada no texto seja legível e de fácil compreensão.

Por isso que a tipografia é um essencial componente do logotipo, pois ele expressa significado e emoções ao público consumidor, sendo assim o logo de uma empresa de tradução juramentada deve ser condizente a marca.

Usar uma fonte que seja incompatível com a identidade da marca, pode ser bem prejudicial para o logo e para a mensagem que ele deseja passar, a tipografia é tão importante quanto a própria escrita.

Existem marcas que não tem nenhum desenho ou símbolos, onde apenas a escrita é o logotipo da empresa, por isso é fundamental que esse aspecto seja estudado e tratado com a devida importância.

5 – Defina as cores

Assim como a tipografia, as cores são cruciais para a criação do logotipo, é através delas que as pessoas irão se identificar com a marca.

Afinal as cores são essenciais para gerar estímulo visual e mudanças de humor, além de serem consideradas decisivas na tomada de decisão de compra.

Uma dica valiosa é aprofundar no estudo da psicologia das cores e entender como cada tonalidade pode modificar a percepção das pessoas sobre algo.

Assim como a tipografia, as cores do logotipo devem ser bem escolhidas e precisam combinar com a marca e com a empresa, de forma resumida são as cores que passam a mensagem que a empresa deseja para o consumidor.

Ao criar um logo entenda o que cada cor que está presente representa, além de assegurar que elas combinem entre si e mantenham a harmonia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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