Design

UX design: entenda a importância de desenvolver para seu site

2 de maio de 2022

Trabalhar no meio empresarial exige dos profissionais conhecer um conjunto amplo de ferramentas e estratégias. Além de tudo mais o que for necessário para se otimizar os resultados a serem alcançados por uma companhia. Por exemplo, o UX design.

Uma prática voltada à construção de um design otimizado, capaz de garantir a melhor experiência possível para o consumidor. Sendo algo que atua diretamente nos índices de sucesso de uma companhia, ao entregar justamente aquilo que um público procura.

Muitas vezes se tratando de algo que nem mesmo essa audiência consumidora chega a ter conhecimento. Com uma companhia conectada às novidades disponíveis no mercado, conseguindo oferecer as melhores soluções ao público, fortalecendo assim a sua relação.

Tal como um serviço de seguro de automóveis, que pode otimizar suas ofertas ao trabalhar junto de uma empresa de monitoramento e rastreamento de veículos, oferecendo opções de destaque para quem busca proteger o seu veículo.

A questão é que essas novidades presentes no mercado se mostram cada vez mais dinâmicas, acompanhando o nível de atualização dos setores de tecnologia, que trabalham com novas ferramentas e opções não só ao mercado, mas também ao público.

Logo, caso uma empresa queira se destacar dentro de sua área, é importante que ela saiba como reagir a essas modificações frequentes, adaptando sua companhia para a realidade à qual essa empresa se encontra, de forma a garantir com que ela se destaque no seu setor.

Dentro dessa realidade, é importante, por exemplo, que uma empresa de diligenciamento conte com uma plataforma digital de fácil acesso por parte do público. Garantindo com que o público em busca de tais serviços, encontre rapidamente essa companhia na internet.

Ao se falar especificamente sobre essa aproximação ao público por meio dos canais digitais um conceito específico se destaca, que é o citado UX design. Uma concepção que trabalha com a apresentação de um melhor produto ou serviço em relação à sua apresentação.

Do que se trata o UX design?

A sigla UX vem ganhando uma grande importância no mercado como um todo, no UX writing (escrita) e o UX research (pesquisa), por exemplo. Letras essas que servem como um compacto para User Experience, ou seja, a experiência do usuário.

O mesmo tipo de conceito que garante com que um cliente contrate os serviços de uma empresa de consultoria em tecnologia da informação, após a boa experiência que teve com essa companhia no passado, acessando-a rapidamente por meio do seu site.

Nesse sentido o UX design se resume à apresentação de um design cuja construção esteja alinhada às expectativas do consumidor, levando a esse cliente a melhor experiência possível. Envolvendo nesse caso todas as características visuais de um produto.

Como na criação de uma embalagem diferencial para um produto visto como algo tradicional, como uma marca de sabão em pó. Ao adotar um empacotamento diferenciado, essa marca pode garantir um destaque específico para esse produto nas prateleiras.

Como no lançamento de uma edição especial, com esse produto sendo vendido em uma embalagem plástica que pode ser reaproveitada. Mas a verdade é que o UX design trabalha com conceitos ainda mais simples, como uma tampa de fácil abertura para um pote.

Junto às possibilidades que podem ser alcançadas por meio do uso do UX design, destacam-se também as aplicações digitais desse conceito, como na visualização de uma plataforma virtual, que pode ser otimizada por meio desse formato de design.

Garantindo que um usuário tenha a melhor experiência possível ao acessar um endereço eletrônico. Isso por meio de características específicas desse site, como:

  • Sistema de navegação;
  • Layout do site;
  • Plataforma intuitiva;
  • Site de carregamento rápido.

Características que podem facilitar o acesso de um usuário até o site de uma empresa de levantamento topográfico, auxiliando também com que esse possível cliente termine de concluir algum objetivo comercial específico, por meio de site de sistema otimizado.

Sendo esse apenas um entre os mais diversos benefícios que podem ser alcançados a partir do momento que o conceito de UX design passa a ser trabalhado por um empresa por meio do seu site. Fortalecendo a relação dessa companhia com o seu público.

Benefícios do UX design ao seu site

A principal ação do UX design é garantir uma experiência otimizada a um cliente, por meio de características de apelo visual. E quanto melhor for a relação do público com o seu produto, ou até mesmo o seu site, maiores poderão ser os resultados a serem alcançados.

Isso ao existir uma série de vantagens, até mesmo comerciais, para uma empresa que opta por otimizar o seu site com base no conceito de UX design. Entre esses benefícios é possível destacar:

Maior retorno de investimento

Na gestão de um negócio um dos conceito de maior relevância é o índice de ROI (Return 0f Investment), uma taxa que se refere ao retorno que tal empreendimento pode receber após sua ação por meio de alguma prática comercial específica.

Um nível que pode aumentar a partir do momento em que uma empresa de pintura epóxi apresenta ao seu público uma plataforma digital de fácil visualização e acesso. Permitindo aos usuários não só conhecerem os serviços dessa empresa, como adquiri-los via tal site.

Cliente fidelizados

Outro ponto importante para o sucesso do empreendimento é a relação de fidelização que tal companhia pode alcançar junto aos seus clientes. Pois quanto mais próximo o seu público estiver de tal empresa, melhores poderão ser os resultados desse negócio.

E um dos pontos necessários para garantir essa fidelização do público é oferecer a melhor experiência possível para essa audiência. Um conceito que de forma digital pode ser garantido por meio do conceito de UX design sendo aplicado ao site da empresa.

Destaque no mercado

Assim como o mercado evolui em termos de ferramentas e estratégias disponíveis, ele passa a trabalhar também com um número crescente de competidores, sendo preciso adotar certas práticas para garantir com que o seu negócio consiga ter um destaque único.

Uma das formas de uma empresa de elétrica industrial conseguir isso, por exemplo, é ao se destacar na internet. Trazendo ao seu público um portal que conecta com informações relevantes desse negócio, o que permite uma aproximação por parte de sua audiência.

E de uma forma geral o alcance a esses benefícios já se destaca como um dos motivos principais pelo qual uma companhia deve prestar atenção ao conceito de UX design, principalmente em relação ao seu site.

E para garantir a melhor experiência aos seus usuários, é importante saber como trabalhar com esse conceito e design definido pela experiência do usuário. Sendo algo que pode ser alcançado a partir de uma série de estratégias específicas no mercado.

Características de um site otimizado via UX design

Da mesma forma com que a experiência de um cliente ao visitar uma loja de roupas pode ser responsável pela quantidade de compras a ser feita nesse espaço. Uma empresa de limpeza de poltrona pode conseguir bons clientes ao oferecer um site aprimorado.

Como por meio do conceito de UX design. Ele que pode ser implementado ao seu endereço virtual por meio de estratégias como:

Navegação otimizada do site

Ao acessar uma plataforma digital é esperado que os usuários consigam de forma prática concluir qualquer que sejam os seus objetivos, que o fizeram cessar tal plataforma em primeiro lugar.

Com base nisso, é importante então apresentar um site de sistema de navegação otimizado, garantindo a melhor experiência possível para tais usuários. Como ao acessar o seu carrinho de compras em relação a uma plataforma digital de compras, por exemplo.

Design responsivo

E quando se fala na melhor exigência de acesso para essa plataforma digital é importante ir além da estrutura do site, mas falar também sobre a forma com que ele se adapta às telas utilizadas pelos usuários em relação ao seu acesso.

Para isso, é importante estar atento ao conceito de um site responsivo, ou seja, uma plataforma que adapta o seu sistema de navegação para o aparelho utilizado, como um computador de mesa, um notebook, tablet ou até mesmo um aparelho celular.

Sistema intuitivo

A experiência do usuário na internet não se faz apenas da criação de um site bem estruturado, mas também por um que conte com um sistema visual de destaque, por meio de um design intuitivo, no qual um usuário pode encontrar pontos distintos do site.

Como na plataforma digital de uma empresa de capa de chuva, que através de um site baseado no conceito de UX design pode destacar áreas distintas desse sistema eletrônico, como a área de compras, a apresentação de um catálogo, além de outras informações.

Tudo o que possa facilitar a relação de um cliente com uma empresa por meio do seu site, o que a longo prazo afetará também os resultados comerciais a serem alcançados por uma companhia.

Sendo pontos esses que explicam a importância para uma empresa moderna saber como trabalhar com o conceito de UX design. Pois quanto melhor for a experiência do público, melhores serão as possibilidades comerciais de serem alcançadas por tal negócio.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 Assine nossa newsletter 

Receba conteúdos sobre negócios, tecnologia e design

Não enviamos spam

×

Fale com a Astherix agora!

× Fale com a gente agora!