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Saiba 5 práticas de como engajar seus funcionários, mesmo no home office!

20 de maio de 2022

O sucesso de um empreendimento está muito ligado à associação dessa companhia com o seu público de profissionais. E para que essa situação benéfica seja alcançada é importante que essa empresa saiba como engajar seus funcionários, conquistando sua confiança.

Mais do que isso, passando a ter acesso a um maior esforço por parte dessa equipe, o que pode fazer com que essa companhia de fato alcance melhores resultados. Pois para que uma relação externa possa ser conquistada, primeiro é importante olhar para dentro antes.

Para entender isso é possível pensar na situação de um restaurante, no qual a satisfação dos seus clientes se baseia no serviço ao qual esses consumidores têm acesso ao visitar tal estabelecimento. E essa qualidade é trabalhada na cozinha desse restaurante.

Com a presença de funcionários capacitados e chefs renomados sendo o motivo pelo qual alguns centros gastronômicos recebem uma atenção maior por parte do público, optando por almoçar nesses espaços ao invés de outros concorrentes até mesmo próximos.

Dessa forma, o empenho de uma equipe profissional pode ser um sinônimo direto do sucesso a ser alcançado por um empreendimento, independente do seu setor de negócio, como um citado restaurante ou uma empresa de levantamento topográfico.

O mais importante é que ambos os negócios saibam como lidar com o seu público interno. Para que a partir dessa relação seja possível expandir os resultados alcançados por esse negócio, dentro de um alinhamento a ser visto com atenção por quem gerencia um negócio.

Um dos principais problemas do mercado como um todo é não existir o mesmo tipo de empenho em agraciar o seus funcionários, assim como os seus clientes. Até porque ambas essas audiências demonstram uma relevância de destaque para a gestão de um projeto.

Pois para que uma empresa de tratamento térmico em sp, por exemplo, consiga até mesmo expandir a sua área de atuação, ampliando suas atividades para todo o cenário nacional, ela deve contar com o apoio tanto de seus clientes como de sua equipe interna.

E a taxa de sucesso, que é tão almejada por quem administra um negócio, só poderá ser alcançada a partir de uma estrutura complexa de ações e responsabilidades, tudo começando também pela relação dessa companhia com o seu público interno.

Como contar com o engajamento de sua equipe

Muito se fala sobre a importância do engajamento de uma empresa com o seu público, principalmente quando se pensa nas plataformas digitais. Onde é justamente esse contato com a audiência que pode fazer com que uma companhia consiga se destacar na rede.

Por outro lado, o engajamento interno dessa empresa, ou seja, o empenho apresentado pelos funcionários de uma companhia, possui o mesmo tipo de relevância para o sucesso a ser alcançado por um empreendimento, tendo que ser visto com a mesma atenção.

Mais do que isso, tratando-se de uma realidade que precisava ser incentivada por quem se encontra na posição de administrar um projeto, agindo então como uma liderança apropriada, servindo como exemplo de inspiração para todos os profissionais ali presentes.

Garantindo dessa forma com que uma empresa especializada em Cftv consiga apresentar ao seu público o melhor trabalho possível, em frente a todas as vertentes a serem trabalhadas por essa empresa. Da oferta dos seus serviços até o atendimento aos clientes.

Até porque diversos podem ser os motivos que fazem com que um cliente procure pelos serviços de uma companhia voltada à vigilância. Logo, diversos também devem ser os caminhos a serem trabalhados por uma companhia, por meio de seu campo interno.

Pois é a partir do engajamento dos seus funcionários é que é possível para uma empresa conquistar uma posição superior no mercado, resultando também na relação dessa companhia com o seu público externo, no caso os clientes a serem conquistados.

E diversos são os benefícios a serem acessados a partir desse aprimoramento da relação de uma companhia com sua audiência interna.

Os benefícios de atuar com uma equipe engajada

Para atuar com uma equipe engajada é preciso atuar com incentivos que ajudem nesse processo de comprometimento entre os funcionários de uma companhia. Permitindo assim com que uma empresa de capachos alcance os melhores índices em seu setor.

Superando, por exemplo, os índices a serem alcançados por seus concorrentes. Tudo a partir da relação oferecida por uma empresa diante do seu campo interno. Com esse desempenho dos funcionários podendo levar também a outros benefícios como:

  • Melhor produtividade;
  • Maior índice de lucros;
  • Retenção de talentos;
  • Redução de custos.

Cada um desses pontos pode, por si só, garantir a melhor performance de um negócio. E quando eles são acessados de forma conjunta é possível então que uma empresa alcance um sucesso ainda maior em seus resultados.

Mas para que seja uma realidade e não apenas um desejo por parte de uma companhia, é importante que ela adote ações que conversem diretamente com o seu público interno. De forma a estimular esse grupo a se dedicar ao máximo às atividades da companhia.

Pois não basta para uma empresa de capacho apostar no lançamento de uma nova linha de produtos, como modelos de capachos personalizados de porta, se não existe por parte deste negócio um empenho em fortalecer a qualidade interna dos seus serviços.

Uma relação que tem início na forma com que os funcionários de uma empresa podem se dedicar aos seus serviços, garantindo assim a melhor reação possível por parte dessa equipe. Tratando-se de algo que a longo prazo pode levar a melhores resultados.

Mas esse engajamento não deve ser somente exigido, ele precisa ser incentivado. Algo que já pode se mostrar um desafio em condições normais, mas o que dizer então do modelo home office, no qual o contato com esses profissionais se mostra a distância?

De fato algo árduo de ser conquistado, mas que também não é impossível. Só é preciso adotar certas estratégias que podem ser úteis para alcançar esse objetivo.

5 práticas para engajar sua equipe

É comum que antes de contratar um serviço, um cliente pesquise por instalação de sistema de câmeras de segurança, por exemplo, para então escolher quais dessas empresas podem ser mais úteis para os seus objetivos, assim como para a sua realidade financeira.

Diante disso, cabe a uma empresa oferecer um conjunto variado de benefícios aos seus clientes, para dessa forma conquistá-lo de maneira mais prática. E esse mesmo alcance sobre o seu público externo precisa ser pensado também em cima dos seus funcionários.

E para engajar sua equipe, da mesma maneira com que um usuário é convencido a comprar um produto, é essencial a adoção de estratégias como:

  1. Comunicação aberta

Assim como uma marca deve se comunicar de maneira aberta com o público, para poder conquistá-lo, o mesmo é válido em relação a gestão de uma equipe. Existindo até mesmo uma importância maior.

Pois é a partir de conversas constantes em equipe que a relação de confiança pode ser formada entre um profissional e o seu local de trabalho. Nesse caso, a relevância maior está em ações constantes, e não em eventos pontuais.

  1. Proporcione uma estrutura adequada

É indicado a adoção de práticas de estímulo, mas tudo começa com a presença de um ambiente adequado ao trabalho. Desde os equipamentos necessários até o clima organizacional desse espaço.

Pontos que uma assistência técnica perícia trabalhista pode observar em sua ação.

  1. Apoio físico e emocional

A importância de oferecer uma boa estrutura física ficou clara no tópico acima, contudo, é importante também atuar com um foco em um apoio de base emocional. Até porque para que um funcionário se dedique à sua empresa, antes ele precisa estar em boas condições.

Tópico ainda mais importante quando se fala sobre o trabalho remoto, sendo importante cuidar da mente dos funcionários, para que eles possam se dedicar às suas funções.

  1. Estímulo via jogos

O processo de gamificação vem ganhando um certo destaque no mercado. Seja para ações comerciais, como também para o processo de contratação de um funcionários, por exemplo. Além disso, essa prática pode ser útil para trabalhar a relação com a sua equipe.

A realização de gincanas pode fortalecer uma relação em equipe entre os participantes de um grupo, criando tanto uma conexão entre eles, como também com a empresa pela qual eles oferecem os seus serviços.

Ações em equipe que podem ser realizadas em eventos corporativos e confraternizações, assim como por meio de jogos digitais, com um destaque maior para os ofícios via home office.

  1. Não esqueça dos feedbacks

Por fim, é importante também oferecer respostas para todo tipo de ação que possa estar ocorrendo em uma empresa, deixando claro que uma comunicação aberta não se trata apenas de um canal unilateral, mas sim em de fato ouvir os seus funcionários.

Como resposta a isso, é importante oferecer feedbacks frequentes sobre a performance de sua equipe, até mesmo para que seja possível resolver problemas e otimizar o desempenho desses indivíduos, a ponto de amplificar assim o engajamento interno desta companhia.

Por isso o sucesso de uma empresa começa não só pelo seu público externo, mas sim por seu campo interno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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