Negócios

Quais os principais tipos de liderança e seus impactos nas empresas

15 de fevereiro de 2022

As pessoas se mostram com características diversas, o que reflete em profissionais que atuam no mercado e, por isso mesmo, existem diferentes tipos de liderança nas mais diversas áreas produtivas, o que é importante para um crescimento diverso e mais qualitativo. 

Esses profissionais podem liderar uma pequena equipe, ou mesmo uma grande organização, e os estilos de liderança que são implementados podem impactar, de forma direta, na eficácia e nos esforços empreendidos na rotina de trabalho, ou mesmo se complementar de forma proveitosa.

Embora existam vários tipos de liderança, a mais eficaz sempre vai depender de como um profissional se posiciona diante da equipe, e como isso se encaixa na visão e nos valores corporativos e empresariais. 

Coerência a partir de cargo de responsabilidade

Um líder eficaz precisa demonstrar discernimento para tomar decisões que podem ser difíceis no dia a dia. 

Além disso, eles devem ser responsáveis para estabelecer e cumprir metas junto a equipe que lidera.

Para isso, é preciso adotar uma postura coerente, dada a responsabilidade que se soma ao cargo e, dessa forma, precisa de uma comunicação clara e direta com os funcionários. 

Com todos os poderes associados a um cargo de liderança, as tomadas de decisões e a proposta primordial de uma comunicação eficiente, cada profissional precisa identificar o estilo de líder e como pode ser recebido pelos subordinados.

Pode ser que, em momentos distintos, seja necessário alterar os tipos de liderança para acomodar as necessidades de mudança da equipe. Ou então para retornar aos trilhos, caso a escolha primária não tenha sido a mais acertada. 

A importância do líder no mundo dos negócios

A liderança, seja de uma empresa ou mesmo de uma equipe setorial em um conjunto organizacional, é necessária e faz toda a diferença para o sucesso ou fracasso corporativo. 

A importância de um líder pode ser detectada a partir das 5 razões expostas abaixo, e com benefícios quando colocada em prática de forma devida. 

Implementa visão e valores da empresa

A maior das empresas tem uma visão que projeta o futuro no mundo dos negócios, e como pretende ser percebida pelos consumidores, e mesmo pela concorrência. 

No caso de uma distribuidora de construtora de galpões industriais, ou qualquer outra área comercial, é preciso identificar as possibilidades de alcance e participação no mercado consumidor. 

Muitas vezes, ambas as propostas podem se perder nas atividades diárias de administração de um negócio empresarial. 

No entanto, um líder nato pode garantir o direcionamento para as equipes de trabalho, sempre lembrando a visão e os valores de uma organização, e como deve ser a implementação nas ações diárias. 

Aumento o moral em prol da coletividade

O sucesso de um indivíduo não se faz sozinho. Ao perceber que é preciso contar com diversos elementos ao redor para construir um projeto empresarial, partir do sonho para a realidade, as empresas devem contar com:

  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Funcionários;
  • Parceiros comerciais.

Para cada um desses pontos é preciso contar com uma liderança eficaz, e aumentar o moral para ajudar na retenção das equipes se faz necessário para o sucesso de uma empresa. 

A própria aproximação com uma corretora de seguro de vida pode ser vista como uma forma de elevar a moral dos funcionários, para que possam trabalhar com mais segurança e conforto.

Uma força de trabalho feliz e satisfeita, e que também se sente apreciada e envolvida na jornada da empresa, tem mais probabilidade de permanecer leal a um negócio.

Tudo isso é essencial para atingir as metas de produtividade. E isso só é possível com a presença de um líder coeso e competente. Ou seja, é uma combinação vencedora para qualquer modelo de negócio empresarial.

Garante uma comunicação eficaz

Quando grandes decisões de negócios precisam ser tomadas, seja uma nova estratégia de avanço no mercado ou uma mudança de rumo, é importante garantir que todos na empresa estejam devidamente informados.

Essa razão serve para reduzir qualquer risco de falha na comunicação. Um líder presente deve garantir que os informes cheguem a todos por meios eletrônicos e tradicionais, como e-mail, memorandos e reuniões de equipe. 

Caso seja necessário manter uma programação de atendimentos em uma assessoria contábil para atender todos os clientes, o líder deve informar sobre todo o processo de trabalho e logística que envolve as diferentes equipes de trabalho.

Aqui é importante que as equipes de trabalho possam saber sobre as mudanças e alterações a partir de um ponto de autoridade, dissipando qualquer dúvida sobre a veracidade das notícias.

Motiva os funcionários

O líder tem como uma das principais características a motivação direcionada aos funcionários. Isso pode ocorrer de forma monetária, por meio de salários atrativos e bonificação anual.

Até mesmo a implementação de esquemas e sistemas de recompensa que podem beneficiar todos os funcionários, em um momento específico, funcionam de maneira adequada, quando devidamente planejado. 

Uma construtora imobiliárias que desenvolve limitações de terreno a partir de alambrados em Indaiatuba, ou qualquer outro município, precisa especificar todo o projeto e disponibilizar para os funcionários.

Assim, os líderes passam a reconhecer o trabalho árduo e as conquistas quando necessário e, por parte dos funcionários, eles passam a se sentir valorizados pelo trabalho e com motivação para a continuidade da eficiência.

Fornece recursos apropriados

Ter as ferramentas, maquinários e equipamentos apropriados para a realização de um trabalho de forma eficaz é importante para todos os membros de uma equipe. 

Cabe ao líder garantir que tudo esteja disponível e, assim, a produtividade seja de excelência e realizada de forma competente. 

A identificação de instalação de sistema de filtração a vácuo em uma linha de produção industrial deve ser indicada pelo líder, e direcionar a tarefa para as equipes responsáveis pela manutenção. 

Quando um líder promove um ambiente salutar e apropriado para a realização das tarefas, demonstra a preocupação com a capacidade de cada funcionário em produzir um trabalho de qualidade e farão todo o esforço para que sempre possam entregar o melhor.

3 tipos de liderança e como impacta na empresa

Como dito anteriormente, cada pessoa possui características e comportamentos próprios. Por isso há vários tipos de liderança, e que podem ser únicos para cada indivíduo.

Apesar de uma variedade ampla, 3 modelos de líder se destacam nos meios corporativos: autoritário, democrata e liberal

Ao analisar qual estilo de liderança pode ser aplicado em um ambiente corporativo, afinal, além da característica particular, cada equipe pode demandar um comportamento diferente no processo de liderança. Inclusive, é preciso lembrar que não existe o certo ou o errado. 

Assim, é importante conhecer mais a fundo cada um deles, conforme descritos abaixo.

Liderança autoritária

Esse tipo de liderança se mostra um dos mais rígidos, em que os líderes autoritários tendem a manter total controle sobre processos e tomadas de decisão. 

O estilo pode ser eficaz quando a tomada de decisão é urgente, ou a mão de obra é rotineira e não requer tanta prática. 

Um escritório de seguro auto Curitiba pode manter um líder nessa posição autoritária quanto às metas propostas, como a venda para o maior número de clientes. 

No entanto, é preciso rever sempre o posicionamento, pois muita cobrança pode resultar em baixa autoestima dos funcionários, o que decorre em alta rotatividade de empregados. 

Isso exige treinamento e pode demorar mais tempo para alinhar uma equipe coesa e bem definida com as regras, os valores e a visão da empresa.

Liderança democrata

Ao contrário dos líderes autocráticos, um líder democrático acolhe a participação subordinada na tomada das decisões da empresa. 

Esse estilo de liderança se encaixa na programação de uma empresa de gerenciamento de obras, podendo ser eficaz quando o trabalho exige criatividade e decisões rápidas. 

A responsabilidade, porém, recai sobre o líder quanto às tomadas de decisão, mas com expectativas recorrentes apontadas pelos funcionários. 

Enfim, é preciso monitorar o desempenho das equipes de trabalho e propor um ambiente produtivo, com funcionários experientes e confiantes.

Liderança liberal

Também conhecida como liderança carismática, o líder possui uma presença contagiante, o que motiva as equipes a seguir a linha de pensamento. Tudo por meio da simpatia e perspicácia, ajudando a todos na busca pelo sucesso nos negócios. 

Uma instituição financeira que oferece consórcio de imóvel empresarial para a população em geral, transforma a liderança dentro do ambiente de trabalho, promovendo uma energia elevada e que exige uma moral positiva.

A postura de um líder faz toda a diferença

Cada estilo de liderança e, consequentemente, a postura de um líder, possui vantagens e desvantagens, embora há modelos que se mostram mais desejáveis pelas empresas e pelos funcionários.

Para incentivar as equipes de trabalho, é preciso incentivar quanto à exploração de habilidades e, assim, garantir que todos saibam que o bom líder está comprometido com o crescimento profissional de todos, tanto quanto com a empresa em que todos trabalham. 

Isso pode ser demonstrado a partir de ações próprias, com foco na melhora do próprio desempenho e conjunto de habilidades, como:

  • Conhecimento do setor;
  • Habilidades técnicas;
  • Liderança;
  • Perseverança.

Ao se mostrar como exemplo para todos os funcionários, o reflexo tende a ser positivo, com possibilidade de que todos sigam a liderança e, ao mesmo tempo, respeitem a autoridade sobre o cargo. 

Por fim, ao criar confiança sobre os funcionários, é preciso receber ações genuínas e disposição para que a equipe possa trabalhar em um conjunto formatado para alcançar o sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 Assine nossa newsletter 

Receba conteúdos sobre negócios, tecnologia e design

Não enviamos spam

×

Fale com a Astherix agora!

× Fale com a gente agora!