Você sabe o que faz um UX Writer?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O mercado de trabalho apresenta em um ritmo cada vez maior alternativas por onde um profissional pode se especializar, tudo de forma a acompanhar as mudanças que acontecem na sociedade e no comércio, o que nos levam ao destaque de um UX writer.

E da mesma forma em que o meio trabalhista passa a olhar com atenção para novas ferramentas e necessidades que vão surgindo na sociedade, esse mesmo tipo de alerta é despertado nos próprios profissionais ao identificar novas áreas onde podem atuar.

Essa é também uma forma de se preparar para se manter relevante no mercado, pois desde o início da Revolução Industrial, com o surgimento das máquinas a serem adotadas nas fábricas, é possível ver um processo de substituição da força de trabalho humana.

Ou seja, para evitar que você não seja descartado, sendo trocado por uma plataforma ou ferramenta, tal como um segurança a ser substituído por um portão de garagem automatizado, é necessário se especializar no uso desses novos instrumentos.

O mesmo pode ser dito sobre os mais diversos tipos de setores e mercados, existindo um destaque em especial para aquelas áreas onde nem mesmo o mais avançado dos equipamentos é capaz de substituir aquele apelo que somente o ser humano possui.

Nesse caso estamos nos referindo a nossa capacidade de sermos criativos, sendo importante desenvolver esse tipo de habilidade para que seja possível se destacar até mesmo no mercado de trabalho, ocupando assim uma posição de maior destaque.

Tal relevância parte também da importância de um profissional criativo para as mais diversas áreas e funções, pois até mesmo ao pesquisar por torre de iluminação preço é preciso que esse usuário seja exposto a um anúncio criativo para facilitar essa compra.

De uma forma geral é possível então dizer que tanto a sociedade como o mercado vem exigindo com que os profissionais possam ser cada vez mais criativos e especializados em seus setores, até como uma forma de combater toda a concorrência que existe atualmente.

Ao falar sobre as áreas que exigem um maior toque criativo, é possível destacar um grande número de atividades, o que pode incluir o design e até mesmo a escrita, e é por isso que novas funções vêm sendo desenvolvidas, com um foco especial na experiência do usuário.

Quem pode ser chamado de UX writer?

Para entender o trabalho desse profissional específico, é importante reconhecer ao que se refere a sigla UX, que está associada ao termo user experience, ou seja, a experiência do usuário, indicando como ele se sente em relação àquilo que irá consumir ou ter contato.

Na categoria de profissionais voltados ao UX é possível destacar quem atua com o design, contudo existem outras áreas que também são modificadas por esse novo perfil profissional, tal como é o caso de quem trabalha com a escrita.

É nesse sentido que se destaca a função de um UX writer, sendo ele um redator, escritor ou roteirista cuja escrita tenha um centro em seus conteúdos, com o principal objetivo de suas produções sendo agradar o usuário, dando a ele a melhor experiência possível.

Para que tal sensação positiva seja garantida é necessário assegurar que as informações a serem passadas sejam as mais assertivas o possível. Escrevendo como um UX writer, é preciso que o leitor entenda de cara aquilo que está presente nas palavras em sua frente.

Com isso em mente é possível dizer que o trabalho desse novo perfil de profissional pode ser requisitado desde a escrita de uma bula de remédio, de um panfleto publicitário até mesmo a um catálogo de ofertas de uma distribuidora de produtos de limpeza.

Além dessa clareza no repassar de informações, o que mais se espera de um UX writer é que ele consiga abordar qualquer tema de maneira criativa, aumentando não só a compreensão do usuário, mas também garantindo a sua atenção e experiência.

Essa pode ser vista como apenas uma das diversas funções que podem ser exigidas de quem busca atuar profissionalmente com esse título.

Principais atividades de um UX writer

Quando pensamos no porquê do mercado está exigindo cada vez mais esse tipo de profissional, da mesma maneira em que existe uma própria pesquisa sobre quem busca atuar com essa especialização, é possível destacar algumas funções, entre elas:

Criação de um identidade

É importante para uma marca ter uma identidade própria nas redes, o que pode incluir desde uma clínica de estética até mesmo um fornecedor de caminhão poliguindaste, facilitando assim a comunicação a ser estabelecida com seus respectivos públicos.

Entre as funções de um UX writer é possível destacar seu trabalho em criar esse tipo de estilo, fazendo assim com que uma marca tenha a sua voz reconhecida, tudo pela forma com os seus posts e conteúdos são redigidos nas redes sociais.

Após criar tal estilo, torna-se mais fácil para uma companhia criar uma relação com o público, contanto que essa sua linguagem própria seja corretamente aplicada em todos os seus conteúdos.

Revisão de textos

Não basta criar uma identidade, é preciso que ela seja respeitada, o que faz com que entre as funções de um UX writer seja possível incluir também um trabalho de revisão, olhando para itens que vão além de questões ortográficas, mesmo elas também sendo importantes.

Nesse tipo de situação é preciso garantir que a melhor experiência seja garantida, o que inclui o uso de uma linguagem mais formal no manual de um serviço de SPDA, indicando sua segurança técnica, assim como a informalidade de texto sobre drinks de verão.

Parceria com outros profissionais

A boa experiência ao visitar depende de uma série de fatores, tais como o design desse site, a construção da sua estrutura de navegação, além da escrita dos conteúdos presentes, tudo isso a indicar a importância de um UX writer a atuar com outros profissionais.

É extremamente importante que esse tipo de escritor voltado à experiência realize então um trabalho em conjunto com um UX designer, por exemplo, para que dessa parceria seja possível garantir o melhor desempenho para qualquer conteúdo a ser produzido.

Com tantas atividades a serem executadas, é possível afirmar que para se destacar nessa profissão é preciso contar com um grande leque de habilidades, todas a permitirem a você trabalhar com a comunicação de uma unidade móvel de saúde e outros setores.

O que é preciso para ser um bom UX writer?

Para qualquer indivíduo que busque trabalhar com a escrita, existe uma série de dicas a serem passadas, como ter atenção a ortografia, estrutura do texto, entre outras questões. Agora, se o seu foco é ser um UX writer, aí esse leque aumenta, sendo possível incluir:

  • Escrita de qualidade;
  • Visão voltada ao design;
  • Adotar uma comunicação inclusiva;
  • Ser guiado pela experiência do usuário.

A partir dessas capacidades é possível garantir com que seja feito um bom trabalho nessa diversificação que vem surgindo dentro do ambiente da escrita, onde mesmo na era do audiovisual ainda é importante reconhecer a força que está presente nas palavras.

Apesar de todo esse destaque, é necessário reconhecer que não é somente a um UX writer que vem sendo dada uma certa atenção no mercado atual, existindo outros ramos da escrita que podem se destacar com um caminho profissional a ser seguido.

O que diferencia o UX writing do copywriting?

Ao fazer um anúncio sobre um guincho reboque ou qualquer outro tipo de produto e serviço, é possível destacar que pode ser visto ali não só o trabalho de um UX writer, mas também as atividades que alguém que atue com a função de copywriting.

É comum que exista uma certa confusão, achando que esses dois temas são sinônimos, quando na verdade, apesar de existir uma certa relação entre eles, no geral se trata de atividades completamente diferentes apesar de dividirem os laços da escrita.

Enquanto o UX writing se trata de uma escrita voltada a garantir a experiência do usuário, o copy possui um foco mais específico em convencer um lead, ou seja, induzir um indivíduo a fechar uma compra e assim se tornar um novo consumidor de uma marca.

Apesar desses focos distintos, é possível dizer que existe um trabalho em conjunto, pois é a partir da boa experiência que um usuário pode sentir em uma plataforma é que tal indivíduo pode acabar sendo conduzido ao fechamento de uma compra.

Diante de toda essa importância é possível identificar que por trás de qualquer conteúdo sobre reformas comerciais é possível ver ali o trabalho de um profissional de copy e de UX, o que indica a relevância em se especializar em todas essas funções.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags

Assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdos diretamente no seu email: