Saiba quando procurar uma mentoria de vendas para sua empresa

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Uma mentoria de vendas possui muitos benefícios para a sua empresa, uma vez que ela possui a capacidade de fornecer um maior conhecimento, desenvolvimento profissional, produtividade e motivação para toda a equipe.

Todas as empresas precisam possuir um bom setor de vendas, capaz de alcançar ótimos resultados e, consequentemente, obter um maior lucro para o negócio.

Dessa forma, desde o setor de comércio de sucatas até uma loja de roupas precisam desenvolver muito bem a sua área de vendas, uma vez que ela pode impactar todo o resultado de uma organização.

Nesse contexto, a mentoria de vendas pode ajudar consideravelmente o seu negócio a desempenhar o melhor papel possível no mercado e se destacar da concorrência com algumas táticas de vendas, crescendo a instituição.

Continue lendo esse artigo e entenda o que é mentoria de vendas e como ela pode impactar o seu negócio.

O que é mentoria de vendas?

A mentoria de vendas nada mais é do que um processo de desenvolvimento profissional que é focado nas necessidades individuais dos vendedores.

Esse profissional é, normalmente, um vendedor muito experiente no mercado, possuindo a capacidade de transmitir conhecimentos e trazer sugestões aos vendedores que querem crescer em suas carreiras.

Com a ajuda desse profissional, é possível destacar as qualidades de uma fossa séptica, por exemplo, utilizando diferentes estratégias de vendas e abordando as pessoas de maneira persuasiva, efetuando as vendas com uma maior precisão.

Todavia, o mercado de trabalho e os meios de comunicação estão mudando constantemente e no setor de vendas isso não é diferente. Por esse motivo, é necessário estar sempre absorvendo novos conhecimentos e se aprofundando em sua capacitação.

Dessa forma, o processo de mentoria acontece quando um profissional experiente no mercado transmite os seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos para um vendedor que esteja interessado em se desenvolver profissionalmente.

Toda a mentoria é realizada de maneira personalizada, atendendo assim às necessidades de cada pessoa a ser mentorada.

Por exemplo, ao vender um medidor de Ph, os meios de persuasão para efetuar a venda são diferentes de uma cerveja ou de um serviço de manutenção, precisando então personalizar o meio de ensino e de abordagem que são realizados.

Através desse processo, é possível que a pessoa a ser mentorada obtenha um grande apoio para conseguir definir e atingir os seus objetivos profissionais, fazendo networking e recebendo feedbacks construtivos.

O profissional responsável por fornecer a mentoria pode ser tanto um funcionário que já está dentro da empresa, no setor de vendas, há um certo tempo ou então um colaborador de uma empresa externa.

Com isso, é possível obter diferentes perspectivas sobre o trabalho de vendas e adquirir um vasto conhecimento sobre o assunto, abrangendo novas informações sobre o seu mercado de atuação.

Além disso, a mentoria de vendas não precisa necessariamente ser individual, podendo ser realizada em grupo, a fim de impactar um maior número de pessoas dentro do processo.

Mentoria, coaching e consultoria de vendas

Existe uma grande diferença entre um profissional que realiza uma mentoria de vendas, um coaching é um funcionário do setor de consultoria de vendas.

Entretanto, muitas pessoas ainda se confundem com as três áreas de atuação, uma vez que, mesmo sendo muito diferentes umas das outras, elas ainda assim possuem algumas similaridades entre si.

Dessa forma, para obter uma boa compreensão sobre o que é mentoria de vendas e como ela funciona é preciso antes de qualquer coisa conseguir diferenciar as três profissões citadas.

Todas elas possuem em comum o fato de que são maneiras distintas de se obter uma capacitação e desenvolvimento dentro da área comercial, entretanto, as suas divergências são muitas.

Mentoria de vendas

A mentoria de vendas possui o intuito de capacitar o profissional de vendas e disponibilizar diversas informações e experiências adquiridas na área. Esse processo consegue trazer ferramentas que podem auxiliar o mentorado, obtendo um foco maior no longo prazo.

Por exemplo, é possível fornecer diversas estratégias de vendas para a comercialização de água mineral, indicando a qualidade da potabilidade da água e entre muitos outros fatores que podem ser relevantes ao consumidor.

Coaching

Já o processo de coaching é mais voltado para auxiliar os vendedores nos problemas que eles enfrentam, entretanto, sem disponibilizar uma ação direta sobre o que deve ser feito.

Por exemplo, o coaching pode realizar perguntas, como a qualidade e velocidade do transporte de água que é efetuado na sua empresa ou o benefício para a natureza que a sua embalagem possui, entre outros fatores.

Com isso, esse profissional consegue guiar os vendedores para responderem às perguntas de forma que eles consigam encontrar o seu próprio caminho.

Consultoria de vendas

Por fim, o trabalho de um consultor de vendas é mais voltado para a resolução de problemas pontuais, sendo esses, por exemplo, a estruturação de processos ou então a implementação de uma metodologia de vendas.

Por exemplo, você pode realizar uma consultoria de vendas ao utilizar práticas e estratégias que convençam o potencial cliente, como destacar a qualidade da água que está vendendo, demonstrando uma análise de água e efetuando estratégias específicas.

A consultoria é realizada de forma mais técnica, sendo efetuada sem muita preocupação com o desenvolvimento profissional dos vendedores.

Quais são os benefícios da mentoria de vendas?

Existem muitos benefícios que o processo de mentoria de vendas pode proporcionar ao seu negócio e ao funcionário mentorado, onde dentre eles, podem-se citar:

  • Decisões mais certeiras;
  • Feedbacks;
  • Motivação;
  • Apoio personalizado.

Esses são alguns dos principais benefícios que a mentoria de vendas pode fornecer, obtendo assim grandes resultados para todos.

Decisões mais certeiras

O profissional que realiza a mentoria já passou por muitas situações desafiadoras no mercado, possuindo uma vasta experiência no setor.

Com isso, é possível adquirir as informações relevantes sobre as experiências já passadas por ele e acumular o conhecimento necessário para tomar melhores decisões no mercado.

Feedbacks

Os mentores também possuem a capacidade de identificar os seus pontos fortes e fracos no ambiente de trabalho, fornecendo um feedback realista sobre o seu desempenho e como você pode melhorá-lo.

Por exemplo, o mentor pode analisar como você administra a coleta de resíduos sólidos da sua empresa e como você pode desempenhar melhor esse papel caso identifique alguma falha no processo.

Todas as pessoas possuem qualidades, defeitos e pontos em que podem evoluir. Por esse motivo, esse é um benefício muito útil para o crescimento profissional.

Com isso, o mentor deve disponibilizar algumas sugestões referente a habilidades que podem ser melhor desenvolvidas por você, além de indicar diferentes cursos e livros que podem ser do seu interesse para isso, entre muitas outras possibilidades.

Motivação

A ajuda de um mentor nas vendas também é uma companhia ao longo da sua jornada profissional, sendo essa uma motivação poderosa.

O apoio de um profissional bem qualificado no mercado pode passar confiança e fornecer uma alta gama de conhecimento, transferindo certa motivação ao funcionário que é mentorado.

Dessa forma, esses profissionais possuem uma maior capacidade de alcançarem os seus objetivos profissionais dentro da organização.

Apoio personalizado

O apoio que é fornecido pelo mentor também possui a característica de ser personalizado, especificando a interação para as suas necessidades.

Por exemplo, se existe um obstáculo no processo de vendas de sucata de ferro, o profissional que realiza a mentoria pode fornecer um apoio específico para a situação, analisando todos os elementos que compõem a organização e o que pode ser feito para melhor isso.

Com isso, existe uma maior facilidade para se conseguir atingir os seus objetivos, perseguindo os resultados que você deseja alcançar de uma maneira mais filtrada e assertiva.

Quais são os resultados que a mentoria pode trazer?

A mentoria pode trazer muitos resultados para você, abrindo portas e fornecendo novas oportunidades no mercado, além de novos pontos de vista e a absorção de uma alta gama de conhecimento referente a área de vendas.

Networking

O networking é basicamente a comunicação, interação e criação de laços com diferentes profissionais que podem ser um grande diferencial para você no mercado de trabalho.

Por possuir uma grande experiência em vendas, o mentor, normalmente, costuma possuir muitos contatos diferentes do setor comercial.

Com isso, é possível obter contato com diferentes profissionais do setor, realizando um bom networking e abrindo novas possibilidades na sua carreira, onde outros profissionais e empresas terão a oportunidade de te conhecer e ver o seu trabalho.

Acesso a outros pontos de vista

Por fim, mas não menos importante, o contato com um mentor na área de vendas pode proporcionar a identificação de um ponto de vista diferente.

Por possuir uma visão fora do seu local de trabalho, possuir uma diferente experiência de vida e obter um grande conhecimento no mercado, o mentor pode adicionar um novo ponto de vista ao negócio, atribuindo uma nova perspectiva e trazendo soluções inovadoras.

A mentoria de vendas possui um grande número de vantagens que podem ser adquiridas por você ao realizar esse processo, absorvendo novas informações e se capacitando ainda mais no setor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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