5 KPIs de vendas para aprimorar sua estratégia comercial


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KPI é a sigla para Key Performance Indicator em inglês, que significa Indicador de performance através da sua utilização e tradução de dados. O KPI de vendas é uma ferramenta de gestão para analisar as métricas mais importantes de um negócio ou empresa.

Dessa forma, permitindo com que as empresas tenham essa ferramenta a seu favor, contribuindo para uma análise completa e uma eficácia em suas estratégias e em uma gestão consciente diante do mercado.

Assim, o KPI se mostra essencial nos mais diversos meios possíveis, garantindo uma infinidade de vantagens desde empresas de modernização de elevadores, a uma empresa de publicidade.

Os KPIs têm a resposta, permitindo que você acompanhe digitalmente todos os resultados que agregam valor ao seu negócio. Proporcionando resultados únicos e uma estratégia cada vez mais eficaz, reparando os erros e garantindo essas vantagens de forma constante.

As empresas que monitoram regularmente suas estratégias são 50% mais bem-sucedidas do que aquelas que não o fazem.

Por isso, utilizar dessa ferramenta se mostra como um dos fatores primordiais entre as empresas, garantindo um sucesso e uma diferenciação diante do mercado, fazendo com que as empresas caminhem em direção a um sucesso constante.

É esse tipo de monitoramento, proporcionado por KPIs, que permite aos gestores e equipes de marketing saber exatamente o que está dando certo, o que merece mais atenção e o que precisa ser ajustado.

Os KPIs são como uma espécie de ponto chave para as equipes e gestores, fazendo com que através dos dados apresentados se tenha uma estratégia eficaz e valiosa diante de um mercado de ampla concorrência.

Essa ferramenta são números que dirão se sua campanha está indo bem, se seu marketing digital está fazendo certo, se seu ROI (Retorno sobre o investimento) está valendo a pena ou qualquer outra métrica que você precise medir.

Desse modo, a sua utilização garante uma amplitude diante das informações, atribuindo essa utilização e diferenciação em todo o mercado, se destacando e fazendo com que por exemplo uma empresa de pintura epóxi se torne referência no meio em que está inserida.

Ao estar por dentro do conceito e da utilização dos KPIs, e do quanto sua utilização se tornou algo necessário. Acompanhe os cinco KPIs e suas características.

Os cinco KPIs e suas características

Tomar as decisões corretas no momento certo pode ser uma tarefa desafiadora para gerentes e coordenadores. Portanto, os KPIs são uma parte importante do processo de revisão de cargos, pois fornecem informações confiáveis ​​sobre o desempenho da equipe.

Com isso, a consciência diante de cada ação no mercado, gera estratégias ainda mais impactantes, fazendo com que essas características se tornem um dos principais elementos de diferenciação.

Assim, como exemplo em uma empresa de instalação de alarme de incêndio, ao implementar os KPIs, o fornecimento de informações se dá de forma constante, aplicando cada recurso em suas estratégias e no seu dia a dia.

Para facilitar a análise do seu negócio, separamos as principais métricas de produtividade que você deve considerar.

1 – Contatos realizados pelo vendedor

Ao considerar a produtividade, os territórios de vendas devem ser analisados ​​criteriosamente, portanto, recomenda-se a utilização de métricas para contato de vendas. Com base no número de vezes que o vendedor interagiu com o cliente, podemos avaliar se são necessárias melhorias nesse processo.

Esse processo se mostra primordial por exemplo em uma empresas de torre de resfriamento, entendendo os pontos fortes no contato entre os vendedores e consumidores aos pontos a serem melhorados, garantindo uma eficiência através desse processo.

2 – Capacidade de produzir e entregar

A lucratividade é um dos indicadores importantes para saber se uma empresa está indo bem. Além disso, esse número é útil para entender se a produtividade da organização está atingindo os níveis esperados.

Por exemplo, uma empresa de ppp ao comparar o lucro de uma equipe de vendas com o número de pessoas que trabalham na equipe. Esses dados analíticos mostrarão se a produtividade da equipe é boa ou se é necessário rever a dinâmica dos colaboradores.

3 – Capacidade de produzir e entregar

A própria produção é um dado importante para avaliar a saúde do negócio. Se expandirmos o conceito de “produção”, podemos entender tudo o que a equipe de vendas produz em um determinado período.

Ao ter essas informações, a ampliação da sua empresa e dos setores que as compõem se torna algo cada vez mais recorrente, expandindo e garantindo vantagens únicas através desses elementos.

Nesse caso, para analisar esse KPI, basta listar a quantidade de atividades que a equipe fez em um mês e comparar esses dados com o mês anterior. Outra coisa legal desse KPI é que você também pode analisar a entrega para ver se está tudo dentro do prazo.

4 – Nível de qualidade

Não faz sentido aumentar o número de atividades se a qualidade começar a diminuir. Para aumentar sua produtividade, você deve estar atento à qualidade do relacionamento entre vendedores e clientes.

A qualidade é algo que deve estar sempre presente em sua empresa, fidelizando e garantindo um altíssimo nível em cada processo, fazendo com que os negócios se moldem em meio a uma eficácia extremamente valiosa.

Assim, desde uma empresa de consultoria e fiscalização de obras a uma empresa de publicidade, deve levar em consideração esse nível e como o seu negócio está estabelecido diante do mercado.

5 – Tempo ocioso

Esse ponto é essencial para que as empresas tenham o melhor diante de todo o tempo de trabalho, conseguindo realizar uma distribuição benéfica e algo vantajoso através de toda sua utilização.

Com isso, os processos internos se tornam ainda mais eficazes e os tempos ociosos não impactam diretamente as estratégias e as aplicações das empresas, por isso a atenção redobrada deve ser algo constante.

Desse modo, ao acompanhar os cinco KPIs e suas características para uma utilização e para que sua implantação aconteça de forma natural e vantajosa, veja a seguir os benefícios dessa ferramenta.

Benefícios dos KPIs

Um KPI é uma ferramenta que permite a uma empresa medir seu progresso em direção às metas e ao sucesso. Estabelecendo características e métodos essenciais para as empresas.

Uma empresa que ignora seus próprios pontos fortes e fracos pode não ser capaz de elaborar um plano de melhoria ou ser eficaz para garantir o sucesso contínuo. Aqui estão alguns benefícios importantes dos KPIs. 

  • Oferecem resultados quantificáveis;
  • Aperfeiçoam o desempenho;
  • Oferecem incentivos pessoais de desempenho;
  • Impulsionam as vendas;
  • Aumentam a eficiência;
  • Melhoram a tomada de decisão;
  • Alinham as metas.

Esses benefícios demonstram principalmente o impulsionamento e a funcionalidade de tais métodos e aplicações em seu dia a dia, ao entender essa importância e buscar de forma contínua esses recursos, sua empresa está cada vez mais próxima do sucesso

Por isso, esses parâmetros e tamanha amplitude dessa ferramenta, faz com que as empresas tenham essa diferenciação e consigam adotar estratégias ainda mais eficazes diante do seu público.

Assim, as empresas ao destacar essas características, tem uma evolução constante em suas estratégias, tendo essa capacidade de reparar os erros e conseguir buscar sempre melhorias em suas aplicações.

Por fim, acompanhe como os KPIs ajudam a aprimorar a estratégia comercial de qualquer empresa.

Como os KPIs auxiliam a aprimorar as estratégias comerciais.

Independente de qual for a empresa, seja ela de porte grande ou uma empresa que está iniciando no mercado, é fundamental que se tenha essa consciência e entenda a importância de ter controle sobre os indicadores de desempenho.

São através desses indicadores por exemplo que uma empresa de cameras de segurança sp, terão mais assertividade e uma boa gestão sobre as equipes que fazem parte da empresa.

Desde momentos de estabilidade financeira a momentos de sucesso no mercado, os indicadores proporcionam um auxílio e ainda mais controle sobre as ações e sobre cada movimento da empresa.

Através desses indicadores as estratégias se aprimoram e tomam proporções gigantescas diante do mercado, conseguindo assim um destaque e recursos necessários através desse processo.

Ao reparar os erros de forma inicial, conseguindo manter esse controle como uma das peças-chave da sua empresa, os passos e cada processo se tornam eficazes, retendo o melhor e alcançando de fato os objetivos e metas estabelecidas.

Esse crescimento possibilita vantagens desde uma empresa de montagem mecânica industrial no reparo de erros e uma estratégia mais convicta, a uma empresa de acessórios esportivos em seus lucros mensais.

Assim, as possibilidades proporcionadas pelos KPIs, geram essa praticidade e um controle decisivo diante de um mercado de tantas variações, conseguindo traçar e alcançar metas desde os termos táticos como em suas estratégias e operações. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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