O tema Transformação Digital está em alta e muitos gerentes e donos de negócios iniciaram uma corrida contra o tempo para adaptarem suas empresas à essa nova realidade.
Entretanto a corrida desenfreada pode levar as decisões de negócio para uma direção errada caso não exista o mínimo de planejamento.
Neste texto, que iremos dividir em Parte 1 e Parte 2 vamos falar de 3 passos básicos para iniciar a Transformação Digital na sua empresa e entender como fazer um planejamento para essa transformação.
Vamos então falar sobre o que é de fato, Transformação Digital.
O que Transformação Digital?
De maneira simples, Transformação Digital é toda estratégia que utiliza de tecnologia para extrair o máximo de resultado de determinada ação.
Dentro de um ambiente empresarial estas ações são referentes aos diversos setores e áreas da organização, desde o marketing até o RH.
Seja implementando um sistema de emissão de notas fiscais automático ou um ponto de controle digital para organizar a frequência dos colaboradores, a Transformação Digital pode impactar o seu negócio aumentando resultados de venda, reduzindo custos e minimizando erros.
Apesar das ferramentas digitais fazerem parte do universo desta transformação, elas são apenas resultados de algo ainda maior que envolve esse cenário de mudança, e para isso existem alguns critérios que devem ser observados com cuidado.
Critérios avaliados sobre a Transformação Digital
Esses critério não são notas exatas como em um teste onde você é aprovado ou não, de qualquer forma ter bons resultados é sinal de que sua empresa está na direção certa.
São 3 critérios que precisamos manter em mente quando falamos de Transformação ou Maturidade Digital de uma empresa:
1. Mentalidade (Cultura e Inovação)
2. Operações (Processos)
3. Experiência do Cliente
Mentalidade
As relações consumidor/empresa estão mudando.
Estamos vivendo um tempo onde o consumidor é engajado, possui uma necessidade de se sentir parte de algo maior e também possui um mundo de informação ao alcance dos dedos (ou da voz)
Antes de tudo, um consumidor é um ser humano. A urgência por empatia tem se tornado mais evidente quando se fala de relacionamento entre uma marca e seus clientes. Desenvolver um relacionamento humano com seu cliente é essencial nos dias de hoje.
E porque estamos falando de empatia quando o tema é mentalidade?
Estamos falando de uma mudança de maneira de pensar. E isso se reflete em todas as áreas de nossas vidas, profissional, espiritual, sentimental e social, inclusive na maneira de fazer negócios.
Sendo assim, precisamos criar uma mentalidade de inovação dentro da empresa, seja a partir do momento da seleção dos colaboradores ou em workshops de inovação para sua equipe atual , acompanhar as mudanças de pensamento do cliente e assim atender suas demandas e exigências só será possível com a mudança para uma cultura de inovação.
Operações (Processos)
Marcus Lemonis fala muito em seu programa O Sócio sobre 3 P’s para um negócio ter sucesso: Pessoas, Produtos e Processo.
Quando falamos de processos estamos dizendo sobre as ações e tarefas que um ou vários setores precisam desempenhar para que o seu serviço ou produto seja entregue.
Em seu curso de Reapredizagem, o professor de criatividade Murilo gun diz:
Se você trabalha como um robô, você pode ser substituído por um robô
Murilo Gun
No curso esta frase está falando sobre as caraterísticas essenciais de um profissional do futuro. Entretanto essa citação têm muita relação com o tema da transformação digital e sobre processos.
Com o nível de tecnologia disponível no mundo de hoje, grande parte das atividades repetitivas estão sendo substituídas ou auxiliadas por máquinas ou sistemas que fazem este trabalho.
Sendo assim, se criou um “colaborador” capaz muitas vezes de trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
É fácil prever, que o aumento da automação de processos, a entrega de um determinado produto ou serviço se torna escalável, aumentando os resultados da empresa e reduzindo custos, tornando esta empresa mais competitiva e eficiente.
Já que menos tempo está sendo investido na produção ou entrega de um serviço, isso libera a empresa para se preocupar com uma outra questão, que será nosso próximo item: A Experiência do cliente.
Experiência do Cliente
O mesmo artigo que fala sobre os setores de uma empresa e suas estratégias digitais, apresenta uma outra informação muito importante:
“Até 2020, a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.”
CEI Survey
Isso mostra o quanto é importante pensar na experiência do seu cliente.
Se você tem uma loja física deve estar pensando:
“Porque preciso preocupar com a experiência do meu cliente no digital?”
Quando falamos de Experiência do Cliente é comum falarmos de pontos de contato do cliente com sua marca, ou seja, quais são os canais, momentos e sentimentos em que seu cliente se encontra em contato com sua empresa.
O site de estatísticas e insights do Google diz que mais da metade das pessoas que visitam uma loja física pesquisaram sua loja ou seu produto online.
Portanto, a experiência digital é um ponto de contato importante para seu cliente no momento da compra, seja venda online ou física.
A maneira de acompanhar a velocidade dessas mudanças e melhorar a experiência do seu cliente, precisa passar pelo digital.
Então vamos falar dos 3 passos para iniciar a transformação digital na sua empresa.
1. Encontrando a maturidade digital da sua empresa
Encontrar em que nível sua empresa está quando se trata de Transformação Digital é o primeiro passo para iniciar o processo de forma amigável tanto entre seus clientes quanto entre seus colaboradores.
Muitas empresas iniciam sua Transformação Digital através da comunicação.
Anúncios pagos, redes sociais, email marketing… essas são algumas estratégias que se baseiam em plataformas digitais onde a grande maioria das empresas iniciam suas jornadas.
É comum que a jornada em direção ao digital comece pela comunicação pois é a área onde existem mais opções e plataformas disponíveis para se utilizar.
Grandes players como Facebook, Instagram e Mailchimp estão nessa área, que conta com diversos outros concorrentes, sendo assim a grande oferta de soluções possibilitou redução nos custos de investimento para começar uma estratégia digital e as pequenas, médias e grandes empresas se aproveitam disso, cada uma de acordo com sua maturidade digital.
Abaixo segue uma pirâmide, que mostra um exemplo dos vários setores de uma empresa e onde existem estratégias digitais sendo desenvolvidas e onde não existem, e assim traçar um panorama do nível de cada empresa.
Como o objetivo é te dar os passos iniciais para te ajudar nessa jornada, vamos mostrar os 6 estágios em que uma empresa pode se encontrar em relação à transformação digital de seu negócio.
Negócio Tradicional:
Esse é o estágio da maioria das empresas. Possuem uma maneira de trabalho que está presente há vários anos e pouco foi modificada.
É comum que nessas empresas o uso de equipamento de tecnologia e sistemas tenham sido tardios, e implementados apenas pela extrema necessidade, pois já estão acostumados com os métodos de trabalho e acredita-se que o caminho para o digital será da mesma forma, seguindo os processos já conhecidos, sem “riscos”.
Presente e Ativo
Esse estágio se refere às empresas que possuem iniciativas isoladas de inovação digital, ou seja, são ações que não são planejadas e que por muitas vezes passam pela iniciativa de um funcionário ou de apenas um líder de apenas uma área da empresa.
Formalizando
A empresa com esse nível de maturidade já sabe que precisará tomar atitudes mais ousadas em direção ao digital se quiser permanecer com resultados.
Nesse caso as iniciativas para inovação e implementação de processos digitais são orientadas por um objetivo, e os agentes facilitadores dessa transformação estão em busca de capacitação para aplicar soluções nesta área.
Estratégico
Aqui estão as empresas que possuem times que não são exclusivos de inovação mas que possuem em sua agenda recorrente tarefas voltadas para transformação digital, como criação de planos para implementação de novas ferramentas ou treinamentos para capacitação e incentivo à cultura de inovação na empresa.
Convergente
Neste ponto a empresa possui uma equipe dedicada para planejar as ações de transformação digital com foco nos objetivos da empresa e no cliente.
A empresa neste estágio investe em infraestrutura, processos e sistemas para que os objetivos estratégicos sejam alcançados.
Inovador e Adaptável
Aqui é o “último estágio” de uma empresa em relação à sua maturidade digital.
É uma empresa inovadora e adaptável que já incluiu em seu DNA processos digitais à ponto de que essa transformação faça parte do seu modelo de negócios. Se adapta rápido às mudanças e age conforme as tendências de mercado.
Em qual estágio a sua empresa se encontra?
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