Você sabe a importância do marketing de rede?

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O marketing de rede é uma estratégia muito conhecida no Brasil, entretanto, pode ser muitas vezes confundida com um esquema de pirâmide ou então com o marketing direto, onde ambos possuem algumas similaridades, mas se diferem em muitos outros aspectos.

Isso acontece porque o marketing de rede oferece uma chance de remuneração através não de um salário, mas de lucro, além da possibilidade de se recrutar novos membros à rede de vendas.

Ele pode ser realizado por qualquer empresa, uma vez que desde uma empresa de digitalização de documentos a uma loja de produtos de estética podem se beneficiar com esse modelo de trabalho.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é marketing de rede, como ele funciona e quais são os seus principais benefícios ao ser utilizado no mercado.

O que é marketing de rede?

O marketing de rede é nada menos do que um modelo comercial de origem americana, onde também pode ser muito conhecido como marketing de multinível, ou MMN.

Esse meio de marketing é originário das vendas diretas, além de ser pautado na ideia de distribuir bens e serviços no qual o lucro vem não apenas da venda de um produto, como também do recrutamento de novos vendedores.

Por exemplo, se você vender biscoito sem glúten, através do marketing de rede você pode formar uma rede que conquiste cada vez mais vendedores, ganhando o seu lucro através da venda dos produtos de alta qualidade e do recrutamento de novos participantes.

Esse modelo de trabalho pode ser muito similar ao modelo de pirâmide, entretanto, ele possui muitas discrepâncias que serão discutidas mais à frente.

Quando se é um empreendedor, existe uma perda de lucratividade, uma vez que, durante o processo de venda de um produto, onde ocorre a produção do item até a sua chegada ao cliente final pode chegar a uma taxa de 80% do objeto.

Por exemplo, ao produzir um ultracongelador, ao passar pelo processo de produção até as lojas e etapa de venda, existe uma perda na lucratividade pelo caminho.

Entretanto, através do marketing de rede existe a possibilidade de que esse valor seja distribuído para o dono do negócio e para os seus representantes, sem a perda de lucro no meio do caminho.

O marketing de rede funciona de forma que o produtor vende para um parceiro e este repassa ao seu cliente. Com isso, existe uma cadeia de venda bem menor, aumentando, assim, consideravelmente os seus lucros.

A ideia principal da rede é que o produtor consiga criar a sua rede de distribuidores fornecendo suporte, treinamento e também assessoria para que estes revendedores ou parceiros possam vender os seus produtos.

Por exemplo, um revendedor pode realizar as vendas de uma proteção perimetral através de interações de porta a porta ou então fazendo a divulgação de maneira automatizada.

Os revendedores ficam responsáveis por realizar a prospecção de novos clientes, onde deve nutri-los de alguma forma e, por fim, fechar a venda. Ao finalizar todo o processo, o revendedor recebe uma comissão por venda efetuada.

Já em contrapartida, o produtor investe certo capital, com a finalidade de criar o item, desenvolver estratégias e propor técnicas de treinamento e, com isso, ele também recebe uma comissão pelas vendas.

Como o marketing de rede é feito no Brasil?

Nos Estados Unidos, o marketing de rede é realizado em uma grande frequência, uma vez que esse é um mercado que possui um alto nível de aceitação no país.

Isso acontece porque essa é uma possibilidade de se permitir que as pessoas mantenham os seus respectivos empregos, mas também possuam um tempo em que podem dedicar um período parcial para o marketing de rede.

Com isso, cerca de 20% de toda a população do país trabalha como revendedor, sendo essa a sua profissão principal ou apenas uma renda extra.

Por exemplo, um estadunidense pode trabalhar com climatização industrial e em seu tempo livre realizar vendas de um produto de qualidade, como um revendedor em um marketing de rede.

Já no Japão e na China, a taxa das famílias que possuem ao menos um membro trabalhando com esse mercado chega a cerca de 40% de toda a população. Entretanto, no Brasil o marketing de rede ainda não está muito presente, possuindo um grande espaço para crescer.

Isso acontece, principalmente, porque existe um grande número de brasileiros que possuem certo receio em realizar esse tipo de marketing, uma vez que ele possui certas semelhanças ao esquema de pirâmide.

Marketing de rede e esquema de pirâmide

O esquema de pirâmide é realizado através da criação de uma cadeia de recrutamento que é inviável e dependente.

Ela é um modelo de trabalho que é ilegal em diversos países, onde os produtos que costumam ser revendidos são superfaturados ou até mesmo sem valor alguma para o seu cliente final.

Já o marketing de rede possui um produto de qualidade e que possui o seu valor, onde o lucro vem não apenas do recrutamento de novos participantes, como também da venda do próprio produto.

Por exemplo, uma fábrica de suco de laranja de qualidade pode ganhar com o recrutamento de revendedores, entretanto, é o seu produto que traz o grande lucro para a empresa.

É muito comum que as tendências estrangeiras demorem certo tempo para serem aderidas no Brasil, entretanto, esse é um mercado ainda com pouca competitividade, sendo uma ótima estratégia para conquistar o seu espaço antes da chegada de novos concorrentes.

Quais são os 4 pilares do marketing de rede?

O marketing de rede possui 4 pilares que são relacionados ao objetivo do sistema, com a finalidade de o manter forte e estruturado. Com isso, os quatro pilares do marketing de rede são:

  • A empresa;
  • O sistema ou a rede;
  • O produto;
  • Liderança.

Esses são os pilares do marketing de rede e eles servem como uma base com o intuito de que cada nível do sistema consiga atingir os seus objetivos.

A empresa

Se você pretendesse investir em uma empresa de sistema de telefonia IP, seria necessário efetuar uma pesquisa de mercado, analisando todos os pontos e possibilidades para o destino do seu dinheiro.

A mesma coisa acontece com o marketing de rede, uma vez que existem muitos negócios no mercado que não são exatamente confiáveis, competentes ou profissionais.

Dessa forma, quando você desejar realizar um marketing de multinível, ou marketing de rede, será preciso averiguar se a organização que você pretende se afiliar possui um bom histórico, relevância e representatividade no mercado, além de um bom plano de marketing.

O sistema ou a rede

A rede de uma empresa pode ser extensa ou limitada, podendo haver uma grande variação nas comissões estipuladas e como elas serão repassadas aos seus afiliados, sendo esse um aspecto normal em qualquer negócio.

Entretanto, caso você deseje ser um afiliado, é muito importante escolher uma organização que possua esse sistema muito bem delimitado.

Isso acontece porque, caso uma empresa não tenha o seu formato de rede muito bem delimitado, pode haver vários ajustes, além de existir a possibilidade de prejuízo devido a um mau planejamento.

O produto

O produto precisa ser bom, uma vez que não existe estratégia de marketing que consiga manter um negócio lucrando a um longo prazo sem que ele possua um bom produto.

Por exemplo, se você deseja vender um sistema integrado de segurança, é necessário antes compreender se ele é de qualidade ou não, a fim de obter melhores resultados.

Liderança

Por fim, o marketing de rede demanda algumas características que são primordiais em seus participantes, a fim de atingir ótimos resultados.

Isso acontece porque o marketing multinível demanda uma compreensão das informações básicas e complexas, gestão e relacionamento de equipe e cliente e, além disso, um grande poder de convencimento.

Essas são algumas das características que são comumente presenciadas em líderes, e onde deve ser presenciada também nos participantes de um sistema de marketing de rede.

Quais são os seus benefícios?

O marketing de rede possui inúmeras vantagens para um negócio, uma vez que é possível lucrar e não apenas ganhar um salário fixo, além disso, existe uma maior flexibilidade. Entretanto, dentre os principais benefícios dessa estratégia, podem-se citar:

  • Autonomia de trabalho;
  • Suporte de grandes empresas;
  • Modelo escalável de ganhos.

Essas são as principais vantagens que podem ser encontradas em um sistema de marketing de rede, podendo proporcionar ótimos resultados ao seu negócio.

O marketing multinível ainda possui muito espaço para crescer no Brasil, sendo uma ótima oportunidade de ganhar mercado e lucrar no país.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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