Saiba como usar o Círculo Cromático em seus projetos


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u226743079/domains/astherix.com.br/public_html/wp-content/plugins/pro-elements/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O círculo cromático é algo essencial para qualquer pessoa que deseja criar algo, e não apenas para quem trabalha diretamente com as cores, como é o caso de estilistas, pintores e designers. 

Vivemos em uma geração onde tudo em nós passa uma mensagem, desde o que vestimos até mesmo o novo corte de cabelo, e não seria diferente quando falamos das cores, elas são elementos fundamentais de comunicação. 

Pense na virada do ano, é um evento onde as pessoas costumam usar roupas brancas pois elas transmitem paz, por isso, se você for em uma virada de ano onde todos estão usando preto, por exemplo, não sentirá a mesma sensação. 

Esse é apenas um simples exemplo para provar o poder das cores em nosso dia a dia e na nossa vida, seja para aplicar nos processos de criação de uma empresa de montagem de painéis elétricos SP ou até mesmo em nosso estilo pessoal. 

Sendo assim, nos últimos tempos a psicologia das cores cresceu de maneira considerável, o que provou a importância dos que até mesmo o universo empresarial precisa começar a dar aos conceitos e ideias que estão por trás das cores que conhecemos. 

Dentro deste cenário, o círculo cromático é extremamente importante, pois ele serve como uma espécie de guia para a construção de paletas, combinações e sobreposições que sejam coerentes umas com as outras. 

Provavelmente você já deve ter visto algo que as cores pareciam não combinar entre si, seja em um look, uma exposição ou até mesmo em um desenho feito por uma criação, quando isso não nos agrada, é porque provavelmente aquelas cores não são coerentes no círculo cromático. 

Engana-se quem pensa que apenas pessoas que trabalham diretamente com arte que precisam entender sobre isso, pelo contrário, até mesmo uma empresa que vende cabo de aço para movimentação de carga precisa entender bem sobre esse assunto. 

Isso porque as cores estão presentes em tudo em nossa vida e trabalho, entender sobre o círculo cromático é entender como aplicá-las da melhor maneira para entregar um ótimo resultado ao mercado e aos seus clientes.

Por isso, hoje você conhecerá o círculo cromático a fundo, assim como o que o compõe, desde suas cores até suas paletas, além da importância dele para o design e dicas simples para aplicar esse conceito dentro de projetos empresariais. 

Entenda o que é o círculo cromático 

O círculo cromático, como o próprio nome já diz, é um círculo composto pelas principais cores existentes e que, juntas, formam o que conhecemos como croma, o círculo com cores que parecem conversar entre si. 

Ele é usado como uma ferramenta para ajudar na construção de produtos como alambrado para aviário ou até mesmo na criação da identidade visual de uma marca que deseja cores que conversem entre si no processo. 

Ele é composto por doze cores que iremos abordar mais para a frente quais são, mas até aqui, o importante é entender que o círculo segue esse formato com cores que conversam entre si, seja para combinações ou até mesmo as anulações dela. 

Através dele, entendemos quais cores mais combinam umas com as outras, assim como sabemos qual cor podemos usar para esconder ou anular algo de uma cor específica. 

Por exemplo, quem trabalha como maquiador usa o círculo cromático para entender qual o melhor tom de corretivo para camuflar olheiras dos mais diversos tons, desde as arroxeadas até as mais amareladas. 

Mas como já mencionamos anteriormente, o círculo cromático também está ganhando um espaço considerável dentro do meio empresarial e entre empresas de instalação de malha de aterramento devido à coerência que traz para a mensagem que a marca deseja passar. 

Através dele, empresas estão começando a investir na construção de uma boa identidade visual, assim como campanhas de divulgação que seguem as cores que se comunicam dentro do círculo cromático. 

Conheça as cores do círculo cromático 

O círculo cromático é composto por um total de doze cores que são divididas entre as cores primárias, as secundárias e as terciárias, a seguir você irá conhecer cada uma delas a fundo. Confira: 

Cores primárias 

As cores primárias recebem esse nome por serem as primeiras cores criadas e que, mesmo que combinemos com outros tons, jamais conseguiríamos chegar nessas cores, pois elas são a base de todas as outras. 

Sendo assim, as cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul, cores muito utilizadas em pinturas e até mesmo na divulgação de marcas que vão desde um distribuidor de roçadeira até mesmo uma loja de roupas, pois são as mais simples de se trabalhar. 

Cores secundárias 

Já as cores secundárias são aquelas que resultam da combinação das cores primárias, nesse caso, misturamos o azul com o amarelo, o amarelo com o vermelho ou o vermelho com o azul para obter o que vamos conhecer como as cores secundárias.

Nesse caso, as cores secundárias são o verde, o roxo e o laranja, cores que continuam sendo muito usadas, principalmente nos últimos tempos, onde tons mais vibrantes voltaram com força total para o mercado.

Cores terciárias 

Por fim, as cores terciária são os resultados da mistura entre as cores primárias com as secundárias, ou seja, podemos misturar o vermelho com o roxo, o azul com o laranja e brincar com as possibilidades. 

Nesse caso, conhecemos os tons que, até hoje, não possuem um nome exato, como é o caso do vermelho alaranjado, o azul esverdeado e outros tons que sempre parecem confundir nossa mente e nos deixar na dúvida se é uma cor ou outra. 

Na internet, assim como conseguimos encontrar um aluguel de cortador de piso em poucos segundos e com apenas alguns cliques, você consegue achar todas essas cores para ver com os seus próprios olhos cada uma delas. 

Como dissemos, o círculo cromático possui no total doze cores que são separadas entre as primárias, secundárias e terciárias, na ordem elas ficam:

  • Amarelo;
  • Amarelo-esverdeado;
  • Verde;
  • Azul-esverdeado;
  • Azul;
  • Azul-arroxeado;
  • Roxo;
  • Vermelho-arroxeado;
  • Vermelho;
  • Vermelho-alaranjado;
  • Laranja;
  • Amarelo-alaranjado. 

Percebemos que a lista segue uma ordem de combinação entre as cores primárias e as primárias com as secundárias e que formam as terciárias, misturas que geram tons novos e lindos para as paletas de cores. 

Paletas de cores

As paletas de cores nada mais são do que tons que mais combinam com um espaço ou até mesmo com uma pessoa, seja ela uma instituição privada ou até uma empresa de terceirização de limpeza industrial

Não é à toa que nos últimos tempos a coloração pessoal se tornou um dos processos mais buscados, pois ele define a paleta de cores com os tons que mais combinam com aquela pessoa, levando em consideração seu tom de pele, olhos, boca e outros fatores. 

No caso de projetos empresariais, é válido conhecer qual o objetivo e a sensação que você deseja passar, para aí sim definir uma paleta de cores com tons que trazem o sentimento que você passa através daquele lugar. 

As paletas vão desde tons frios como cinza e preto até os tons mais quentes como laranja e vermelho ou os neutros como branco e nude, tudo irá depender do objetivo que você deseja naquele espaço e naquele projeto. 

A importância do círculo cromático no design 

O círculo cromático é extremamente importante tanto no processo da produção de argamassa polimérica alvenaria estrutural quanto para a criação do design de um espaço ou projeto empresarial. 

Isso porque é o círculo cromático que irá ajudar o profissional a ver quais cores mais combinam entre si e quais geram um maior contraste para que ele as use ao seu favor na hora de enviar uma mensagem através das cores. 

Se o design deseja passar uma mensagem de impacto através de um projeto, é através do círculo cromático que ele verá as cores que mais geram essa sensação para usá-las dentro do projeto, sem precisar gastar horas e horas pensando nisso. 

Se antes passamos muito tempo tentando achar cores que combinavam entre si, hoje conseguimos fazer isso em poucos segundos através do círculo cromático e a facilidade que ele trouxe para os processos de criação e design. 

Saiba como usar o círculo cromático em projetos empresariais

Por fim, usar o círculo cromático em projetos empresariais está longe de ser um bicho de sete cabeças, pelo contrário, ele é mais necessário do que se imagina e são utilizados em diversos processos de criação dentro de uma empresa, como:

  • Criação de campanhas de divulgação;
  • Catálogos e editoriais;
  • Logotipos;
  • Cenários;
  • Modelos;
  • Identidade visual;
  • Comerciais;
  • Eventos, entre outros. 

Dessa maneira, você conseguirá usar o círculo cromático com mais assertividade, sabendo que ele será essencial para te ajudar a encontrar as cores ideias para o que precisa transmitir dentro e fora da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags

Assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdos diretamente no seu email: