Flywheel ou Funil de Vendas: qual a melhor estratégia de Inbound Marketing para o seu negócio?


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u226743079/domains/astherix.com.br/public_html/wp-content/plugins/pro-elements/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Assim como qualquer outra estratégia de marketing, o ciclo gera informações de pontos a se trabalhar, então é preciso estar de olho nos resultados do processo para sempre poder melhorá-lo. 

A estratégia Flywheel se baseia em uma nova estrutura para promover uma excelente experiência de compra do cliente para assim fidelizá-lo. 

Com a fidelização do cliente, o processo se fecha como um ciclo, ou seja, é sem um encerramento, em forma circular, diferente do funil que possui um começo e um final estabelecido.

As etapas dispostas em um círculo seriam como:

  • Atração
  • Conversão
  • Vendas
  • Sedução

O método da Flywheel é composto por atração, envolvimento, experiência do usuário como a parte mais importante e o resultado disso seria a fidelização do cliente, com essa etapa reciclando o ciclo, ou seja, trazendo novas chances de negócio. 

Com essa estratégia mais sustentável é possível manter os clientes próximos da marca, fazendo com que eles tenham acesso a detalhes e possam assim podendo motivá-los a concluir novos negócios com a empresa. 

Benefícios do aprimoramento para o Marketing Flywheel 

O método Flywheel mostrou na prática melhores resultados do que o antigo funil de vendas. As melhorias de uma estratégia para outra são:

Marketing boca a boca

O marketing boca a boca sempre foi muito eficiente e é exatamente isso um dos objetivos da estratégia Flywheel. 

Ao recomendar uma empresa de contabilidade em São Paulo, por exemplo, a pessoa passa a agregar muito mais valor à marca.

Ciclo que gera oportunidades 

No marketing inbound o foco da sua força era na geração de leads, porém no atual momento se mostrou que manter a roda do Flywheel girando é a estratégia que gera mais oportunidades de negócio. 

Isso quer dizer que nesse método o cliente tem a excelência no atendimento incentivando-o assim a realizar o processo de compra novamente. Desse modo a roda se mantém em constante movimento. 

Fidelização o ciclo não tem fim 

A principal diferença de uma estratégia para a outra é que no Funil de Vendas, acaba quando o cliente vira fiel. 

No Flywheel é preciso fazer a manutenção da sua relação com os clientes já conquistados. Como fazer uma nova decoração apartamento com o tempo.

Desse modo a empresa consegue manter os clientes mais encantados fazendo com que o processo de experiência de compra se torne memorável e com isso se mantenha vivo.

Retenção dos clientes é melhor planejado e mais eficiente 

Com a estratégia da roda sempre girando, a principal atenção do Flywheel é na etapa de pré-compra do colaborador, trabalhando em cima de construir um vínculo contínuo por meio do contato direto e assim incentivá-lo à compra. 

As ações dentro do Marketing Flywheel 

Essa estratégia traz consigo a promoção de ações relevantes para si, essas ações são as que vamos ver agora.

Automatização do atendimento

Uma grande otimização que melhorou muito a experiência do cliente foi a automatização do processo de atendimento. Essa, foi uma melhoria que possibilitou o nascimento da estratégia Flywheel. 

Por isso, essa automatização integra a estratégia visando trazer mais exatidão e velocidade no processo de atendimento ao cliente. 

Se o mecanismo sabe que o cliente pesquisou concentrador de oxigênio preço, por exemplo, ele irá mostrar conteúdo relacionado. 

O comum é esse atendimento ser realizado via chatbots, e-mails automáticos e pesquisas pós-venda. 

Coleta constante de dados durante as interações

A coleta de informações acontece de forma constante enquanto o consumidor interage com a marca.

Esses dados são chamados de personalização, já que isso ajuda e muito a melhorar o atendimento para aquele cliente específico que já temos dados sobre. 

As informações são usadas para otimizar o vínculo com o cliente através de uma melhor experiência com a empresa em geral. Uma sala sob medida, por exemplo, é uma personalização que trás benefícios ao usuário. 

Ou seja, personalização é uma boa dica, seja no atendimento ao cliente, conteúdos ou produtos e serviços. 

Essa prática de coletar dados para criar um processo de personalização é recorrente no Inbound Marketing. Ainda mais agora pois o método Flywheel promove a personalização de atendimento ao cliente em todas as etapas, inclusive na comunicação.

Atendimento com possibilidade de Self-Service 

Possibilitar esse self-service é uma das ações estabelecidas pelo Marketing Flywheel. Isso é, possibilitar o cliente a adquirir o necessário para seu problema. Em outras palavras, ele irá adquirir apenas os produtos e serviços que ele escolher para si. 

Com essa possibilidade, as chances de acontecer um atrito entre a empresa e o cliente são bem menores, visto que cada cliente tem um problema diferente e precisa de soluções diferentes. 

Por exemplo, um cliente que precise adquirir um filtro de osmose reversa residencial, é um caso no qual a pessoa precisa da possibilidade de escolher o produto que ela quer. 

Isso ajuda a promover uma melhor experiência do usuário, que é um dos focos da estratégia Flywheel. 

Como utilizar o Marketing Flywheel da maneira correta 

Existem três fatores que compõem a sua estratégia, nos quais você deve ficar de olho para sempre estarem em manutenção melhorando assim a utilização da ferramenta e resultando no crescimento da empresa – são eles:

  1. A velocidade do ciclo;
  2. A redução de atritos no processo;
  3. A composição de peso e tamanho. 

Em uma roda girando, é preciso fazer força igualmente em todas as direções para aumentar a velocidade. Ou seja, nenhum dos investimentos do processo devem ficar acima de outro.

Conclusão

É crucial que todos os departamentos estejam em sintonia para manter o ritmo da estratégia funcionando, ou seja, que a sua velocidade não diminua. Um desalinhamento entre marketing e vendas, por exemplo, pode gerar insatisfação do cliente. 

É possível identificar onde estão ocorrendo os atritos no processo por meio do feedback dos clientes. Após encontrá-los, esses precisam ser corrigidos o mais rápido possível.

Atritos entre equipes também podem ocorrer durante o processo, eles também podem ser  identificados e tem que ser resolvidos com urgência para não acarretarem em algum erro maior por parte da empresa. 

Lembre-se que clientes satisfeitos tendem a virar clientes fiéis, como isso o ciclo de repente aumentando assim o peso e o tamanho dele.

Isso quer dizer que, a estratégia tem o poder de crescer cada vez mais conforme os clientes chegam e ficam no ciclo. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags

Assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdos diretamente no seu email: