Como fazer o seu pipeline de vendas?


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Você já ouviu falar em pipeline de vendas? Esse nada mais é do que uma estratégia muito utilizada dentro do marketing digital para auxiliar o consumidor a caminhar em uma espécie de jornada do cliente, só que no mundo digital. 

Vale ressaltar que essa é uma estratégia muito relevante e importante para qualquer companhia que almeja construir um relacionamento com o cliente. 

Além de moldar uma imagem positiva no mercado, é ainda possível também transformar as visitas de internautas em vendas convertidas para aumentar a lucratividade do caixa da empresa. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de estratégia, bem como entenda todas as suas ferramentas. 

Assim como realizar um curso app marketing, para que sua companhia consiga desfrutar de todos os benefícios que o pipeline de vendas pode proporcionar a sua empresa e suas estratégias de marketing. 

Como fazer o seu pipeline de vendas?

O pipeline de vendas, também conhecido como funil, precisa ser preparado em uma didática em que existem etapas e suas ações vão fazendo com que o cliente caminhe por elas até que esteja pronto para de fato comprar. 

Dessa forma, é importante destacar que essas etapas podem ser diferentes de empresas para outras corporações. 

Isso porque, muitas companhias acabam excluindo ou criando algumas etapas de acordo com a análise de seu público, buscando entender o que realmente funciona para sua persona. 

Tudo isso de acordo com o que é possível aprender através de um curso de programação de sistemas, por exemplo. 

Sendo assim, para que você consiga ter uma noção de algumas etapas e de como todo o processo é construído, confira a seguir os estágios que são comuns aos pipelines de diversos negócios:

Primeiro contato

O primeiro contato com seu cliente é um dos mais importantes, justamente porque a primeira impressão é sempre a que fica e os consumidores costumam ter. 

Nessa primeira etapa, é importante que o vendedor se comunique com o lead usando vias como telefone, email, WhatsApp ou outros canais que fizerem sentido para a empresa. 

Follow-up

Assim como é possível aprender em um curso registro de marca, o próximo passo consiste em manter contato com os leads, através de interações que não devem ser vazias. Tenha sempre uma intenção, como o envio de um conteúdo útil para o potencial cliente. 

Proposta

Nessa etapa, o vendedor precisa elaborar e propor ao cliente alguma proposta comercial, com o objetivo de fazê-lo comprar. 

Negociação

A fase da negociação consiste em esclarecer as dúvidas de seus clientes, e muitas vezes evidenciar pontos positivos de seu produto, como por exemplo um curso oratória online

Além de poder discutir o contrato, ajustar preços e alinhar expectativas até chegar a um acordo final. 

Fechamento

Quando a proposta fizer sentido para todos, é hora de formalizar o que foi combinado por escrito e fazer a assinatura do contrato.

Pós-venda

O pós-venda é uma das etapas mais importantes e deve ser realizada com cuidado, pois é importante que o novo cliente seja informado de que tem uma equipe de atendimento à disposição para tirar dúvidas e resolver qualquer problema. 

Assim como também, deixar claro para o cliente que há um canal de comunicação aberto para coisas como feedbacks. 

Como otimizar o pipeline de vendas com o CRM?

O pipeline de vendas pode ser otimizado e funcionar de uma maneira melhor quando a companhia resolve usar um CRM. 

Isso porque, para quem não sabe, o CRM nada mais é do que uma ferramenta que coleta, armazena e analisa uma série de dados relacionados à uma pessoa de determinada companhia. 

Isso significa que ao construir um funil de vendas baseado nas informações e dados do CRM, sua companhia pode construir melhores etapas usando estratégias que realmente vão impactar seu público-alvo. 

Isso tudo com muito mais propriedade, como oferecer curso de oratória para quem pretende aprender como fazer um discurso ou uma palestra. 

Quais os benefícios do pipeline de vendas?

Confira a seguir alguns dos principais benefícios para a sua companhia de optar por investir em um pipeline de vendas:

  • Aumento da produtividade;
  • Ganho significativo de eficiência na rotina do time de vendas;
  • Constrói uma que atua no tempo certo, da maneira certa;
  • O pipeline de vendas funciona como um manual;
  • Resultados reais se aproximam daquilo que foi planejado.

Desse modo, esses são todos os benefícios de adquirir um pipeline de vendas. Então, procure agora um e aplique em sua empresa essa estratégia. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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