Design

Como fazer uma gestão eficiente dos projetos de design?

17 de fevereiro de 2022

O design é uma área muito importante, responsável por diversos projetos que conseguem aliar funcionalidade e estética, despertando interesse e sentimentos diversos em quem vê o material e interage com ele, principalmente em ações de marca e sua divulgação. Assim, o sucesso no trabalho dos designers depende de uma boa gestão de projetos de design.

Os cuidados com todas as etapas de um projeto de design são essenciais para garantir qualidade e excelentes resultados. 

Deste modo, é fundamental pensar em uma gestão eficiente e focada em executar todas as tarefas com excelência, visando sempre os melhores ganhos ao representar uma marca adequadamente e de modo a otimizar a comunicação em diferentes meios.

Diversos projetos desenvolvidos para o mercado nacional e internacional mostram o quanto o design é uma ferramenta estratégica nos negócios, trazendo resultados positivos e mais oportunidades de crescimento.

Afinal, um design bem desenvolvido pode mudar a percepção de um serviço, o posicionamento de uma marca, despertar atenção por uma embalagem, curiosidade e desejo sobre um produto, entre outras possibilidades.

Para ter um diferencial competitivo, é necessário pensar em um design aplicado de modo coerente e, principalmente, com uma gestão eficiente, acompanhando o projeto em diferentes aspectos, integrando a comunicação nos mais diversos ambientes – por exemplo. 

Deste modo, entender o que é uma gestão de projetos é importante para conduzir o desenvolvimento e planejamento de design em uma fábrica de pingadeira de concreto e em diversas áreas com qualidade, otimizando os resultados.

Contudo, antes de saber o que é gestão de projetos, entender o que é um projeto e como ele pode ajudar no desenvolvimento das marcas é crucial, já que existem diferentes definições sobre esta palavra. 

O que é projeto?

No âmbito empresarial, um projeto consiste em uma mobilização temporária, em que os profissionais desenvolvem ideias e movem esforços para criar um produto ou serviço que resolve algum problema, gerando resultados para as equipes e clientes.

Os projetos têm um prazo de validade, ou seja, um período para ser executado, avaliado e colocado em prática, de modo a validar ou cancelar a ideia.

Já no design, é chamado de projeto o desenvolvimento de ações criativas e modificações voltadas à imagens, como a criação da identidade visual para uma marca, ou mesmo a embalagem de um produto.

O que é gestão de projetos?

Basicamente, o gerenciamento de projetos consiste no uso de ferramentas, habilidades e conhecimentos que ajudam na execução efetiva e eficaz das tarefas, seja ela a criação de uma marca ou um novo design do site.

Inclusive, o gerenciamento deve considerar desde a organização para a realização da ideia até o momento de finalização do projeto, criando um planejamento e uma evolução clara para a conclusão das etapas.

Trata-se de uma competência estratégica que possibilita que as empresas unam os objetivos dos negócios aos resultados que o projeto proporciona. Mais ainda, trata-se da organização e planejamento necessário para atuar com mais propriedade.

O processo de gestão exige muita atenção em todo o ciclo, desde a primeira reunião para elaboração do planejamento até a última tarefa antes do encerramento dos trabalhos. 

O modo de tudo acontecer bem é através da implementação de alguns processos, ferramentas e técnicas de gestão.

Os métodos de gestão de projetos são importantes para o sucesso do trabalho e podem ser utilizados em vários segmentos, seja em um despachante em Londrina ou em outras empresas.

Um gerenciamento bem executado é a chave para o sucesso e permite que a organização mantenha a sua competitividade no mercado, tendo cada vez insights mais efetivos.

Assim, é a partir da gestão de projetos que as empresas podem organizar e estruturar os recursos financeiros, humanos e tecnológicos em prol das metas estabelecidas no planejamento, trazendo mais visibilidade à marca e transmitindo as mensagens e valores de forma adequada, ou mesmo implementando designs mais efetivos nos meios online e offline.

Com o gerenciamento, as companhias podem tomar decisões de forma assertiva, resolver problemas com eficiência, além de melhorar a rotina dos processos internos.

Como fazer uma boa gestão de projetos?

Os profissionais que conseguem realizar o gerenciamento de projetos com qualidade, também administram melhor a rotina e demandas, tendo melhores entregas e resultados.

Consequentemente, consegue destacar o escritório de design perante a concorrência, principalmente em termos de minimização de riscos e otimização de tempo.

Em cada projeto, os designers podem criar etapas de qualificação, ou seja, por meio de um checklist para cada fase, desde o atendimento ao cliente até a fase final, é possível acompanhar o cliente e promover melhorias e ações rápidas, seja o cliente um produtor de preço de cobogó de cimento ou uma loja de roupa – no caso de agência terceirizada.

Este procedimento permite realizar um projeto de modo impecável e surpreender o cliente com excelentes resultados.

O checklist tem um papel importante nos projetos de design, pois permitem verificar se o tempo de execução está correto, se os valores estão dentro do estimado, mudanças necessárias no projeto, atrasos e o tempo de entrega em cada etapa (avaliando os responsáveis e o desenvolvimento da atividade de forma adequada), além de verificar detalhes do próprio projeto que precisam ser otimizados, por exemplo.

O designer tem um trabalho fundamental para a sociedade e ao executar uma gestão de projetos eficiente, se torna um profissional diferenciado no seu segmento, entregando trabalhos cada vez mais qualificados e ágeis, otimizando seu tempo.

Dicas práticas para facilitar a gestão de projetos de design

Seguir algumas dicas práticas sobre gerenciamento de projetos ajuda os profissionais da área empresarial e design a conquistar excelentes resultados. As principais dicas são:

Decidir o escopo

A primeira etapa do gerenciamento de projetos é definir o escopo do projeto, ou seja, informações essenciais para desempenhar o serviço.

O escopo é basicamente estipular as informações da ação e como o trabalho deve ser realizado, especificando materiais, como o detector de gás natural e GLP, e identificar todos os responsáveis pelo projeto.

É muito comum que durante o andamento do projeto ocorram mudanças no escopo, seja por conta de ajustes técnicos ou por pedido do cliente. 

Sendo assim, definir os objetivos e expectativas que os clientes têm sobre o produto final é fundamental para desenvolver todas as etapas com eficiência, e ter o detalhamento é crucial para organizar esse processo e ajustar mais rapidamente qualquer modificação.

Ignorar esta etapa pode gerar muitos desastres para o projeto. Por isso, decidir qual será o escopo do projeto é muito importante para o sucesso e plena continuidade.

Desenvolver um cronograma

O cronograma é uma parte essencial em uma gestão de qualidade. Além de facilitar o gerenciamento de tempo, o cronograma permite que os profissionais possam se programar e se organizar para que as atividades ocorram corretamente.

Outra função importante do cronograma é ajudar no planejamento de todas as tarefas e auxiliar no escopo do projeto, permitindo acompanhar o status do projeto e suas entregas de forma plena, também demonstrando aos clientes o que já foi realizado com mais propriedade.

Com o cronograma também é possível acompanhar o avanço financeiro e físico do projeto. Deste modo, este documento é relevante não só nos projetos da área de design, mas em serviços de cabeamento de rede residencial.

Investir em comunicação

Uma comunicação ineficiente com a equipe pode comprometer o andamento e os resultados do projeto. 

Problemas de comunicação podem acontecer em projetos de diferentes áreas, mas o fator-chave é saber controlar estes contratempos e prover ferramentas de suporte para manter uma comunicação eficiente e integrada com as equipes a todo o momento.

Com uma comunicação eficiente, a troca de informações acontece entre todos os profissionais envolvidos no projeto mais rapidamente, otimizando até mesmo os processos de correção – quando necessário.

Deste modo, é importante que os profissionais responsáveis por gerenciar os projetos se certifiquem que as mensagens cheguem aos colaboradores sem ruídos ou interferências.

Uma boa oratória é importante, inclusive, a mensagem deve ser clara e objetiva, sendo fundamental para a execução das atividades, independentemente das informações serem passadas por meio da comunicação oral ou escrita.

Afinal, este diferencial na comunicação garante um bom gerenciamento, qualidades e segurança ados projetos, assim como seguros de carros bom e barato ajudam na proteção dos veículos.

Prevenir riscos

Uma gestão de projetos eficiente envolve a prevenção de riscos. Este método de prever riscos não significa apenas situações ruins, mas ameaças do mercado que podem ser amenizadas e transformadas em oportunidades.

Pensando nisso, é importante pensar em ações que são vantajosas para o projeto, que é o modo de atender as necessidades dos clientes com eficiência. Isto pode acontecer graças a elaboração de um planejamento.

Junto ao plano, os profissionais podem fazer um monitoramento constante das atividades, verificando o andamento. Este procedimento ajuda a entender a progressão do serviço e identificar o que pode ou não oferecer risco durante a execução do projeto.

Deste modo, é possível evitar que imprevistos prejudiquem o trabalho e, com os cuidados necessários, os gestores podem até aumentar as chances de sucesso do projeto.

Contar com uma excelente equipe

Um dos segredos de um projeto de excelência é a formação de uma equipe qualificada. 

Profissionais cientes das suas responsabilidades, engajados e animados para executar o projeto são maneiras de ter excelentes resultados.

O processo de escolher os profissionais é importante. Sendo assim, avaliar os conhecimentos técnicos e práticos considerando as necessidades do projeto é o modo de formar a equipe.

Um time de sucesso não é sorte e sim competência de todos os envolvidos, bem como o olhar e preparação do gestor ao avaliar e selecionar os melhores profissionais, e continuar a desenvolvê-los no decorrer dos processos, inclusive quando entram novos clientes e tecnologias, como pode ser o caso do despachante Curitiba preço.

Definir o início e o fim das atividades 

Desde o primeiro momento é importante informar quando as tarefas do projeto serão iniciadas e qual o prazo estimado para encerramento, ou mesmo se haverão outros momentos de contato antes da entrega para possíveis ajustes, estimando o prazo em que isso ocorrerá. 

Além de alinhar as expectativas junto ao fabricante de atuador de dupla ação, formalizar datas permite que o gestor possa organizar melhor as questões de compra de equipamentos e materiais, definir as equipes e cronogramas, bem como organizar toda a rotina necessária para executar o projeto com qualidade, rapidez e eficiência.

Vantagens da gestão de projetos de design

De modo geral, o gerenciamento de projetos proporciona muitos benefícios interessantes para os profissionais, setores e empresas de design, sendo os principais:

  • Redução de riscos;
  • Cumprimento de prazos;
  • Mais agilidade na tomada de decisões;
  • Monitoramento de lucros;
  • Melhora no controle de processos;
  • Facilita a resolução de problemas;
  • Aumenta as chances de sucesso;
  • Otimiza recursos;
  • Permite entregar os projetos com qualidade e no prazo.

Com estes e outros benefícios, o gerenciamento de projetos permite que as empresas de diferentes áreas, inclusive de design, tenham excelentes resultados, apresentando um trabalho de qualidade e deixando os clientes satisfeitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 Assine nossa newsletter 

Receba conteúdos sobre negócios, tecnologia e design

Não enviamos spam

×

Fale com a Astherix agora!

× Fale com a gente agora!