A área do design está em constante mudança, e acompanhar as atualizações do setor pode ser um ponto-chave para o desenvolvimento da sua empresa. Entretanto, é necessário tomar cuidado com tendências perigosas do design.
As tendências desse setor podem ser muito eficazes para conseguir chamar a atenção do seu público e aumentar significativamente as visitas do seu site. Todavia, elas também podem acarretar no efeito contrário, possuindo alguns perigos em sua utilização.
Continue lendo este artigo para entender quais são os perigos das tendências do design e como evitá-las, a fim de otimizar e melhorar o seu site.
A importância do design na sua empresa
O design é um setor fundamental em uma empresa. Ele é responsável pelo desenvolvimento de produtos, sites, plataformas, tudo em função da melhor experiência do seu cliente com a sua marca.
Por exemplo, uma fábrica de necessaire desenvolve o seu produto a fim de proporcionar uma bolsa que melhor atenda ao seu consumidor.
Ou seja, o produto é feito para carregar itens da melhor forma possível, o tamanho dela é desenvolvido com o intuito de carregar objetos pessoais sem criar muito volume, existem bolsos e compartimentos posicionados para satisfazer as suas necessidades, entre outros.
Todas essas características são desenvolvidas com o auxílio de um profissional de design. Ele é responsável pelo desenvolvimento do seu produto.
Além disso, relacionado à tecnologia e ao meio digital, o profissional de design, ou designer, é responsável por desenvolver também o seu site a fim de otimizar a sua URL e chamar a atenção do seu público-alvo.
Por exemplo, se você possui uma empresa que realiza o trabalho de corte e dobra de aço para construção civil, precisará de um profissional da área de design para desenvolver e estruturar o seu site da melhor maneira possível.
Dessa forma, o seu cliente é atraído para o site, através de elementos visuais que chamam a sua atenção, e além disso permanece nele pela sua facilidade de uso, sendo de fácil manuseio, de maneira intuitiva ao usuário.
Para que as utilizações de técnicas de design sejam realizadas de forma efetiva, atraindo, conquistando e convertendo o seu cliente, é necessário estar constantemente acompanhando o mercado e a sua evolução.
Isso acontece porque a área do design é atualizada a todo momento, com novas tendências e funções que devem ser analisadas e acompanhadas pelos designers.
Entretanto, a sua utilização deve ser cuidadosa, uma vez que os usos de tendências no seu site podem, na verdade, proporcionar o efeito contrário nos seus resultados.
Cores vibrantes
As cores vibrantes são uma das tendências da área do design. Isso acontece porque as empresas têm utilizado bastante as cores fortes em seus sites a fim de chamar e cativar a atenção do cliente.
Por exemplo, se você comercializa cadeiras para eventos, as cores fortes podem se submeter ao tema “festa” em que o seu negócio está inserido, e ainda cativar a atenção do visitante na sua página.
As cores vibrantes possuem a característica de serem energéticas e positivas, transmitindo uma sensação boa a quem as observa.
Esses elementos são ótimos para fazer referências boas ao seu produto e ainda chamam a atenção tanto para o objeto ofertado quanto para a marca.
Entretanto, a utilização dessa tendência pode oferecer um risco na sua divulgação, porque a utilização desses fatores pode acabar sendo incômoda ao usuário, não por conta da combinação de cores utilizadas em si, mas criar desconfortos fisicamente ao cliente.
O uso de grandes áreas com cores muito vibrantes ou áreas com diferentes cores que possuem uma tonalidade forte juntas podem ocasionar o desconforto do olho do internauta. Dessa forma, o usuário tenderá a desistir de utilizar a sua página e buscar novos sites.
Além disso, cores muito chamativas perto de textos tendem a fadigar a vista do visitante, e ele desistirá de ler o seu texto, ignorando as informações transmitidas a ele.
Desde uma empresa de caixas de papelão até uma padaria, para utilizar as cores vibrantes em seu site é necessário realizar um equilíbrio entre cores escuras ou neutras.
Além disso, é possível utilizar as cores fortes em locais de destaque para ajudar o usuário e o guiar na sua página.
Por outro lado, você deve evitar utilizar cores vibrantes como fundo da página ou usar diferentes cores fortes muito próximas uma da outra ou próxima a textos.
Layouts experimentais
Os designers procuram sempre destacar o seu trabalho dos demais através de testes e experimentos com o layout do site e a usabilidade das interfaces.
A tendência, atualmente, é a descontração da página, onde os designers buscam desbalancear todos os elementos do site e criar uma espécie de caos dentro da URL.
Por exemplo, se um internauta pesquisar “Resistência elétrica industrial” na internet, a sua busca levará a inúmeros sites.
A intenção da desconstrução da formação padrão de uma página é justamente chamar a atenção do usuário através de um site diferente, que se destaca dos demais.
Dessa forma, os layouts experimentais possuem uma grande importância por permitirem a utilização de novas ideias e a quebra de padrões em que os usuários estão tão habituados a navegar.
Esses sites adquirem a vantagem sobre a concorrência por se sobressair dos demais, proporcionando arte e variações ao cenário de design de interfaces.
Por exemplo, uma empresa que realiza a venda de resistência para forno elétrico possui uma vantagem competitiva maior caso adquira um site diferenciado dos demais.
Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados com essa tendência. Por fugirem do padrão, os sites experimentais podem acarretar em uma dificuldade de navegação, sendo pouco intuitivos aos internautas.
Por esse motivo, caso o seu site possua como objetivo principal a divulgação de textos e conteúdos informativos, é recomendado que você mantenha uma estrutura mais tradicional.
Os elementos desbalanceados podem ser utilizados entre blocos bem estruturados e definidos, como interação diferente. Além disso, os blocos com assuntos semelhantes devem ser agrupados, enquanto assuntos distintos podem ser separados uns dos outros.
Outro fator importante é evitar de utilizar layouts experimentais caso os internautas possuam um tempo limite na utilização do seu site. Ademais, é necessário montar uma estrutura que faça sentido, mesmo saindo do padrão.
O seu site não pode possuir elementos jogados de forma aleatória, é necessário um alinhamento básico entre eles.
Elementos pequenos
Os elementos pequenos dentro de um site possuem muita importância, uma vez que atualmente o foco nos pequenos detalhes podem guiar o usuário.
Isso acontece porque a existência de pequenos adornos espalhados pelo site possui o intuito de guiar o olhar do usuário pelo espaço através de ícones de navegação ou no caso de formas sem qualquer funcionalidade.
Por exemplo, uma empresa que realiza a venda de um posicionador de frascos pode utilizar elementos visuais pequenos espalhados pelo site para ajudar o usuário a encontrar a função que deseja.
Por exemplo, podem ser mais informações sobre a empresa, modelos de produtos oferecidos, formas de pagamento, entre outros. Esses elementos ajudam a tornar o site mais intuitivo.
As pequenas ilustrações, por possuírem muita utilidade ao guiar o internauta, são cada vez mais comuns.
Além disso, elas adicionam um elemento a mais no seu site e podem agir como divisores, ponteiros para o conteúdo, ou como elementos que auxiliam no balanceamento visual do site.
Entretanto, é necessário tomar cuidado para que esses elementos visuais não se tornem obstáculos na navegação do usuário. Ao invés de orientá-los, eles podem acabar disputando visualmente a atenção do internauta.
Os elementos pequenos que não possuem qualquer função podem se tornar apenas interferências visuais. Ao utilizar esses elementos, é preciso assegurar que eles não se tornem distrativos demais e sobreponham textos, atrapalhando a experiência do internauta.
Por exemplo, uma empresa de gráfica pode adicionar elementos pequenos em seu site com o intuito de ajudar a guiar seus visitantes, entretanto deve tomar alguns cuidados em relação à sua utilização.
Você deve utilizar esses elementos com atenção ao conteúdo do seu site, sem atrapalhá-lo. Eles também podem ser usados para separar blocos com diferentes conteúdos, com a finalidade de chamar a atenção do usuário para alguma frase específica.
Além disso, os elementos precisam proporcionar equilíbrio e devem possuir algum significado, contexto ou função ao serem utilizados na sua página, a fim de melhorar a experiência do internauta.
Para evitar possíveis erros, não os utilize em páginas que possuam muito conteúdo e também não os torne o componente principal do site. A sua função é unicamente o auxílio de outras informações e conteúdos dentro da URL.
Além dessas tendências principais, existem também algumas outra que possuem o seu risco, como:
- Fontes pequenas;
- Navegação experimental;
- Animações;
- Design 3D.
Todas essas tendências possuem o seu risco e devem ser utilizadas apenas como forma de auxiliar o usuário em sua experiência no site, a fim otimizar a sua navegação.
Deve-se sempre utilizar as tendências de forma que não se sobreponham ao conteúdo da página, não deixem o site muito pesado e sempre possuam a finalidade de guiar o internauta em sua experiência virtual.
Essas são as principais tendências do design em que se deve tomar cuidado. Acompanhe e utilize as tendências de forma cautelosa e pensando sempre no visitante em primeiro lugar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.