Entenda mais sobre o universo do Design de Interação


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u226743079/domains/astherix.com.br/public_html/wp-content/plugins/pro-elements/modules/dynamic-tags/tags/post-featured-image.php on line 36
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Para garantir com que um projeto tenha o maior sucesso possível em relação ao seu objetivo, é necessário que ele conte com os detalhes adequados, o que passa pela sua própria composição, algo que pode contar com o auxílio do chamado design de interação.

Ação essa que pode ser de grande ajuda quando se trata de um plano que esteja em busca de garantir um certa interação por parte do público, tal como o lançamento de um novo produto, que necessita de uma certa atenção para que talvez ele possa vir a ser comprado.

Mas esse não é o único objetivo que pode fazer recorrer a esse tipo de característica, sendo indicado lidar com essa estratégia para quando uma marca busca por uma maior atenção por parte do público, aumentando assim o impacto de uma empresa para um novo público.

Para que tal marca seja vista com mais atenção é indicado que ela seja exposta de forma frequente e bem utilizada, com até mesmo as entregas a serem feitas junto de uma caixa de papelão com logomarca, tendo a chance de aumentar o apelo do público por tal marca.

Esse tipo de ação é a causa pela qual as principais lojas, sejam físicas ou digitais, costumam estar com os seus nomes e símbolos em caixas de papel ou embalagens plásticas, de forma a estabelecer uma maior presença dessa empresa no mercado geral.

E quanto maior for a atenção do público, conquistada através de estratégias de interação com a empresa, maior poderá ser sua chance de expandir no meio comercial, aumentando assim a quantidade de vendas dessa companhia, levando ao seu esperado sucesso.

Inclusive, para que o público se mostre disposto a pagar mais por um produto, ao invés de simples economizar com bolsas no atacado direto da fábrica, diante da mesma qualidade apresentada, é necessário apresentar algo de especial que justifique tal compra.

Uma forma de conquistar essa atenção em especial é através de técnicas diferentes tanto de venda como de produção, o que pode ser auxiliado pela prática de design com foco na interação.

Como trabalha essa prática de design?

O conceito de design de uma forma geral lida com a composição de um projeto, muitas vezes de forma visual, mas que acaba lidando também com outras questões, como no meio em que o público irá manusear algum tipo de problema graças ao seu formato, por exemplo.

O Design de Interação é apenas uma forma distinta nesse sentido, tendo um foco mais específico na interatividade que se busca garantir com a construção de um novo projeto, para assim conquistar até mesmo uma atenção diferenciada por parte do público desejado.

Ou seja, a grande diferença em relação ao design tradicional está nos detalhes de um projeto, tendo nesse caso um foco maior nos pontos de interativos que podem estar presentes em certo planejamento, seja em seu sistema físico ou um de base digital.

É por causa dessa questão digital que a área de TI de uma empresa passa a exercer uma função importante em relação a esses projetos de design, ao olhar para detalhes que podem garantir uma maior interatividade com um foco especial ao meio virtual.

Ou seja, é possível dizer que o design de interação está associado tanto em relação a um sistema físico, como aquele que pode ser encontrado em uma máquina armadora de caixas, como também no sistema digital de uma loja digital que venda esse item.

De forma geral, esse design específico trabalha com a criação de projetos tendo como um foco em particular uma maior interatividade por parte do público, o que pode levar a benefícios que justificam a procura por esse tipo de design em particular.

Quais são as vantagens do design de interação?

Além da venda ou divulgação de um produto ou sistema, esse design com foco no campo da interação pode ser de grande valor também para o meio profissional, facilitando com que empresas de caldeiraria possam funcionar melhor, sem erros com suas máquinas.

Tudo isso partindo da forma intuitiva em que o sistema de um equipamento é apresentado, ou seja, garantindo que quem for utilizar desse maquinário compreenda rapidamente como usar esse instrumento, tudo graças ao design bem construído associado a tal máquina.

Mas além desses benefícios no campo do trabalho, existem outras vantagens gerais, principalmente em relação ao destaque de uma marca com o seu público, que podem justificar a atenção a esse tipo de design, entre eles:

  • Atenção do consumidor;
  • Melhor conexão com o público;
  • Interação com a audiência;
  • Melhor uso de um produto.

Todos esses são pontos que podem levar uma empresa a conquistar melhores resultados, justificando então a necessidade que um projeto tem de ser auxiliado pelo conceito de design de interação, criando assim formatos mais interativos ao público.

Realidade que faz com que o mais diversos tipos de componentes conte com uma atenção diferenciada, como uma impressão de convites para um casamento, que ao contarem com um sistema de relevo podem conquistar uma maior consideração pelos convidados.

E se essa é a importância em relação à adoção desse tipo de estratégia de design, é preciso então saber como trabalhar de forma positiva com esse conceito, o que pode ser garantido ao olhar para algumas questões associadas à construção dos seus projetos.

As aplicações estratégias do design de interação

Adotar esse tipo de design aos seus projetos faz parte de um planejamento para construir uma melhor relação com o público, fazendo assim com que uma audiência tenha uma maior atenção a um item ou até mesmo interaja melhor com ele, ampliando suas compras.

Ou seja, lidar com o design de interação pode ser algo que funciona também como uma estratégia de marketing, mas para que essa tática funcione corretamente é preciso ter atenção a pontos específicos desse projeto de design, o que inclui:

Legibilidade

A legibilidade é a ideia que trabalha com a leitura de algo, questão que pode se expandir indo desde o formato de um livro até mesmo ao manual de segurança que pode ser disponibilizado sempre que um encomenda é feita a uma fábrica de resistência elétrica.

Para garantir essa leitura de qualidade é preciso trabalhar com a escolha adequada de fontes e símbolos que facilitem essa visão a ser conquistada em cima desse projeto. Algo que parte também para o meio digital, através da leitura a ser feita em um site, por exemplo.

Funcionalidade

Esse contexto lida com a garantia dos resultados esperados por parte do público, destacando-se como uma resposta positiva ao que fez alguém procurar por alguma compra em primeiro lugar, o que passa por coisas simples, como uma lâmpada que ilumina.

A funcionalidade pode fazer parte também do conceito de design de interação, com o alcance de um certos objetos podendo ser melhor garantido justamente por causa da composição de um projeto, seja ele físico ou digital.

Usabilidade

Diretamente associado ao ponto anterior, a ideia de usabilidade lida com a facilidade que uma pessoa pode encontrar ao mexer com algum tipo de sistema, ou seja, ao interagir com o design aplicado a algum tipo de projeto.

Isso pode valer tanto para objeto físico, como uma tesoura, como para um sistema digital, diante da navegação que um usuário pode encontrar ao pesquisar por serviço de digitalização de documentos dentro do site da empresa responsável por esse tipo de serviço.

Programação

Essa característica específica do design de interação está voltada ao formato digital dos projetos, lidando então com componentes responsáveis pela criação digital de uma plataforma, tal como a visão que o público encontra ao clicar em um site em particular.

Os pontos que respondem a isso são a configuração do front end e back end de um site, neste caso, envolvendo tudo que lida com a estrutura interna de um site, assim como a sua formação externa, lidando com o que o usuário enxerga ao navegar por uma plataforma.

Visual

Por último existe um conceito que faz parte da composição de um design como um todo, lidando assim com a beleza associada a um projeto, destacando detalhes que aumentem a atenção de alguém para um projeto, levando até mesmo a uma maior chance de interação.

Conceito que pode ser visto trabalhado até mesmo por parte de um catálogo, que pode facilitar a locação de mesa para festa de design específico, tudo graças ao visual de destaque dos materiais ali apresentados, aumentando assim suas chances de escolha.

Ao lidar com todos esses pontos um projeto pode contar com um melhor design de interação, atraindo à primeira vista uma maior interatividade para os seus produtos ou serviços, mas com isso levando posteriormente a resultados ainda melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags

Assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdos diretamente no seu email: