Conheça algumas fontes gratuitas para usar em seus projetos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Resumidamente, a tipografia é o estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. Por sua vez, é um elemento visual bastante buscado nos projetos, e tendo isso em mente, iremos apresentar fontes gratuitas ao decorrer deste artigo. 

As fontes, conhecidas também como “tipos” de letras, indicam toda a composição visual de um texto. No cenário do design, é certo dizer que a tipografia é um dos elementos mais importantes em uma composição visual. 

Sua aplicação, por sua vez, é enorme, e seu conhecimento é fundamental para a criação de peças informativas que tenham texto como foco. 

É interessante dizer que, dependendo da tipografia que você for utilizar para divulgar uma avaliação de imóvel, é possível colher bons resultados mas, ao mesmo tempo, se escolher um tipo que não se encaixa bem na mensagem, os resultados consequentemente serão negativos. 

Em outras palavras, podemos dizer que a tipografia é um elemento crucial para que as estratégias dos seus projetos consigam desempenhar um bom papel. 

Antes de apresentar as fontes que você pode utilizar em seus projetos, e explicar a importância da tipografia, vamos, primeiro, conhecer o que de fato é a tipografia. Confira:

O que é tipografia?

Na nomenclatura correta, tipografia é a impressão dos tipos (como são conhecidas as fontes). 

Entretanto, devido ao fato da maior parte da escrita ser feita digitalmente nos dias atuais, esse significado caiu em desuso e passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. 

Contudo, a tipografia permanece sendo um dos principais aspectos que são responsáveis por fazer com que uma empresa que vende recapeamento asfáltico por exemplo, seja identificada facilmente pelas pessoas. 

Por serem considerados como a base da comunicação escrita, os tipos precisam ser muito bem trabalhados para serem adequados à mensagem que você procura passar para as pessoas, não podendo deixar nenhum ruído na mensagem. 

Por exemplo, se a sua empresa está desenvolvendo um projeto preventivo contra incêndio, o ideal é escolher uma tipografia que contribua para uma fácil legibilidade. 

Tudo isso envolve questões gráficas que, posteriormente, contribuem para uma boa legibilidade, o que nos leva para os conceitos básicos da tipografia. Conheça-as:

Classificação de fontes

No geral, existem 4 classificações primárias de estilo, nos quais a grande parte das fontes existentes se encaixam: sem serifa, com serifa, simula a escrita à mão e a composta por símbolos diversos no lugar das letras do alfabeto. 

Quando se trata de livros e grandes volumes de texto impresso, as fontes com serifa são consideradas as mais adequadas, uma vez que auxiliam a leitura com maior continuidade e sem causar tanto cansaço visual no leitor. 

Em sites, por exemplo, que utilizam técnicas de SEO capazes de estar nas primeiras posições com buscas do tipo “ponto eletrônico preço”, o mais interessante a se fazer é inserir um tipo que transmita profissionalismo aos usuários. 

É interessante dizer que cada estilo comporta inúmeras famílias de fontes diferentes. Atualmente, com a tecnologia digital, é quase que impossível contar o número de tipos, que cresce cada vez mais. 

Cada família, por sua vez, pode abrigar algumas ou todas as variações: Thin, Light, Regular, Medium ou Semi Bold, Bold e Black, ou Extra Bold (todas as variações em Itálico também). 

Além dessas variações, as letras também podem ter algumas alterações na largura para seus caracteres: condensado, regular ou estendido. 

É importante se atentar nessas alterações, afinal, se o seu objetivo é criar um projeto visual para promover uma carreta porta container, o ideal é escolher a largura que favoreça a legibilidade dos leitores. 

Contudo, é importante se atentar em evitar de alongar ou contrair a fonte manualmente em softwares de edição, isso porque há chances de deformar o tipo completamente. O ideal é que você use apenas as variações que já vêm de padrão. 

Medidas tipográficas

Quando o assunto é tipografia, é importante dizer que existem alguns conceitos que acompanham as fontes. 

Esses conceitos, inclusive, são necessários para fazer a melhor composição possível, contribuindo, por exemplo, para que o projeto de criação do site da sua empresa de instalações elétricas seja bem construído. 

Os caracteres, inclusive, possuem linhas de referência que delimitam o espaço que eles podem alcançar. Cada família de tipo tem as suas. Essas linhas são conhecidas como: ascendente, linha de caixa alta, linha de base descendente. 

Hierarquização visual

Dentro da escrita, é possível criar uma hierarquização visual, como estamos fazendo com este mesmo conteúdo. O uso de diferentes tamanhos, famílias, distâncias e variações da mesma fonte, abre possibilidades de mudar toda a forma de como o seu texto pode ser lido. 

Os designers no processo de criação de layouts, sejam digitais ou impressos, levam em consideração a hierarquização do texto para dar prioridade às frases ou conteúdos, tanto nas informações mais importantes quanto nas informações menos relevantes. 

Na maioria das vezes, as frases escritas com a fonte maior ou bold, são lidas primeiro devido ao fato de chamar a atenção das pessoas com facilidade. 

Composição gráfica

Um fator importante que deve ser observado durante a escrita, é a composição gráfica do texto com os demais elementos. 

Por exemplo, tudo isso é necessário para deixar explícito a mensagem que uma empresa de serviço de impermeabilização de laje deseja passar aos seus clientes. 

O espaço disponível para acomodar o que será escrito determinará como um texto pode ficar alinhado. No geral, existem quatro tipos principais de alinhamento. São eles:

  • Alinhado para esquerda;
  • Alinhado para direita;
  • Alinhado no centro;
  • Justificado.

Por fim, existe o Justificado, que é o texto alinhado em toda a extensão da página e, na maioria das vezes, pode criar grandes espaços entre as palavras, como uma forma de compensar o tamanho da folha. 

Como aplicar esses conceitos?

A escolha dessas variáveis irá depender do tipo de mensagem que você quer passar, e de como você quer que o leitor receba. Cada fonte irá refletir na forma como a sua mensagem será lida pelas pessoas. Ela pode passar alegria, euforia, tristeza e melancolia. 

Se você possui uma empresa especializada em vendas de escadas metálicas, por exemplo, o ideal é escolher um tipo autêntico, único e que transmita profissionalismo. 

E não se limita apenas às emoções, as variáveis também podem transmitir segurança, seriedade, instabilidade, descontração e mais outras diversas sensações podem ser sentidas pelos humanos. 

Portanto, é interessante pontuar que a escolha de um tipo deve ser adequada para a sua finalidade, visto que muitas vezes pode ocorrer de causar estranhamento no leitor, se, por acaso, essa combinação não acontecer. 

Erros mais comuns

Algumas coisas podem não acontecer da melhor maneira durante a escrita do seu texto, ou projeto. 

A legibilidade e a leiturabilidade são fatores que também precisam ser sempre observados. Isso pode parecer um pouco óbvio, mas na verdade, é bem fácil se enganar nesse aspecto. 

Em algumas vezes, você pode notar que irá gostar bastante de uma fonte, e pode parecer ser adequada ao seu projeto, mas quando ao colocar ele como fonte principal, a leitura se torna um pesadelo para o leitor. 

Fontes gratuitas

Dito isso, vamos agora conhecer quais são as principais fontes gratuitas que você pode usar em seus projetos. Confira:

Qanaya

Para começar, iniciaremos com uma bela fonte construída através de formas arredondadas e diferentes tamanhos de traços para criar uma composição elegante, e ao mesmo tempo, moderna. 

Reaste Elegant

Se você é do tipo de pessoa que gosta de fontes que saem do óbvio, mas sem perder a elegância, Reast Elegant pode ser uma ótima opção para você. Essa fonte vem com letras maiúsculas, minúsculas, símbolos, pontuação, numerais e ligaduras. 

Voga

A família da fonte vem em três pesos: regular, médio e bold, sendo que a fonte no peso médio pode ser encontrada gratuitamente para download. Ela possui uma construção bem elegante, que mescla curvas com linhas retas e fortes, criando um visual ainda mais atrativo. 

Elegance Signature

Elegance Signature é uma ótima combinação de uma fonte do tipo serif com uma do tipo script. Com essa dupla, temos um ar de modernidade e elegância para os seus projetos, podendo ser utilizadas, inclusive, para convites, postagens de redes sociais, cartazes e outras finalidades. 

Glamor

Como o próprio nome já sugere, essa fonte é bastante útil para projetos voltados para um requinte de sofisticação visual. 

Karatóne

Essa fonte vem com uma infinidade de swashes (floreios tipográficos) que trazem um visual mais artesanal e próximo do lettering, mas que ainda mantém um visual muito belo e elegante. 

Zefani

Zefani é uma fonte decorativa de construção que é, visualmente, muito bela, com formas que criam os caracteres de uma maneira muito inteligente e elegante. 

Vicenza

A fonte foi criada para remeter ao mercado de luxo com um toque elegante. Por sua vez, Vicenza é uma ótima opção para quem busca criar uma logo, vídeos, mídia impressa ou outros projetos. 

Coco

Por fim, temos uma família de fontes que podem ser encontradas de maneira totalmente gratuita, com mais de 200 glifos à disposição, e feita especialmente para nicho de moda, mas que pode ser utilizada em qualquer outro projeto voltado para o estilo elegante. 

Conclusão

Neste artigo, procuramos reunir todas as informações mais importantes ligadas ao mundo da tipografia, além disso, reunimos várias fontes gratuitas que conseguem ser encaixadas na grande maioria dos projetos, basta utilizar a criatividade ao seu favor. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tags

Assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdos diretamente no seu email: