Como o UX Design potencializa o crescimento do seu negócio?

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O que UX Design potencializa o crescimento da sua empresa você já deve ter ouvido falar. Porém, como isso acontece? Será que esse recurso realmente pode te ajudar?

Grandes empresas como a GEOTAB estão usando os conceitos do UX Design há muito tempo para melhorar seu relacionamento com os clientes. 

Com a popularização da internet e as mudanças trazidas pelas inovações tecnológicas e sociais, as necessidades que o marketing precisa atender, hoje em dia, mudaram de foco. Ao invés de se concentrar nas necessidades da empresa, o cliente é quem ganha destaque.

Nesse processo, o UX Design entra para promover o melhor contato possível entre o consumidor e a marca e garantir que toda a interação seja prazerosa e útil ao usuário. 

Desse modo, entenda o que é UX Design, quais suas principais características e a razão que você deve aplicá-lo à sua empresa.

O que é UX design?

UX Design, também chamado de UXD, vem de User Experience Design, ou seja, design de experiência do usuário. O termo design é comumente associado às artes gráficas, mas é importante ressaltar aqui que o significado verdadeiro da palavra é “projeto”.

Logo, UX Design se refere ao planejamento da experiência que um usuário tem ao usar determinado produto ou serviço e se comunicar com a marca, seja uma empresa de rastreador veicular ou uma marca de cosméticos. O termo é aplicável a todos os setores.

O conceito de UX surgiu no início da década de 1990, criado pelo vice-presidente do grupo de pesquisas de tecnologia da Apple, Donald Norman. Segundo Norman, a intenção era abraçar todos os aspectos da experiência do usuário com o produto.

O UX pode ser aplicado em todos os pontos de contato, desde a apresentação das redes sociais, o site da empresa, atendimento, embalagem, sistemas, aspectos físicos do produto e até a usabilidade a longo prazo. 

Por mais que seja um processo planejável e consideravelmente assertivo quando se tem um ICP (perfil de cliente ideal) bem definido, é importante lembrar que o UXD se trata de interações humanas.

Dessa forma, nem todos os usuários irão se relacionar com o produto ou serviço da mesma forma, e isso não significa que o projeto está com falhas.

Levando isso em consideração, o design de experiência do usuário cria a oportunidade de compreender melhor o cliente, seus objetivos, vontades e barreiras, alinhando essas informações com as necessidades da empresa. 

Conheça as características do UXD

O UX Design, apesar de ser flexível e pensado para cada empresa e público-alvo, segue uma série de diretrizes que caracterizam esse conjunto de práticas, assim como a construção de uma mini kombi torna-a reconhecível ao público.

Dessa maneira, entender essas características é fundamental para desenvolver bons projetos de experiência e cativar os usuários desde o primeiro contato. Então, veja quais são elas.

Carregamento

Existe um motivo para ninguém gostar de ir a uma agência bancária: as filas são sempre imensas e levam muito tempo para um comprador ser atendido. O tempo de espera tem peso significativo na experiência de qualquer cliente, independente do segmento da empresa.

A demora para conseguir uma resposta da empresa é equivalente à insatisfação do cliente. Por isso, muitas empresas apostam em processos automatizados que não dependem da atividade humana para fazer atendimentos rápidos e oferecer soluções simples.

Segundo o Google, cerca de 53% usuários abandonam um site se o tempo de carregamento for maior que três segundos. 

Esse conceito pode ser estendido para outras áreas da jornada do cliente com a empresa, como o tempo de entrega de uma encomenda, por exemplo.

SEO

As técnicas de otimização dos mecanismos de busca são utilizadas por todos que têm uma boa presença na internet.

Através delas, o site pode ser mais facilmente encontrado nas pesquisas, o que é conveniente para um usuário que busca uma informação ou até mesmo quer fazer uma compra.

Assim como em um distribuidor de peças de moto atacado, os dados inseridos no site devem favorecer o seu posicionamento nas páginas de respostas dos buscadores, possibilitando que os consumidores tenham acesso à plataforma.

Conteúdo

Investir em conteúdo de qualidade e que pode ajudar o seu consumidor é o caminho para o sucesso no mundo de hoje. O conceito de overdelivery, ou seja, entregar mais do que foi combinado, combina muito bem com a produção de conteúdo relevante.

Imagine que uma fabricante de utensílios para cozinha, como talheres e panelas, mantenha em seu site um blog de receitas. A empresa já sabe que o consumidor tem interesse por culinária, portanto, oferece uma experiência surpresa, um bônus, em sua plataforma.

Design

Muito se engana quem acredita que design tem a ver somente com a estética do produto. No caso de serviços digitais, esse recurso garante uma navegação fluida e intuitiva ao usuário, o que elimina atritos e barreiras que podem prejudicar o processo de vendas.

Já em produtos físicos, questões como ergonomia e acessibilidade estão incluídas no processo de design do produto.

Livros infantis, por exemplo, são editados com letras grandes, arredondadas e figuras ilustrativas que permitem a interação do usuário com o produto. Da mesma forma, dispositivos com opções de contraste diferentes possibilitam o uso por deficientes visuais.

A intenção de um bom design é atribuir valor ao produto, sim, mas principalmente, garantir que não haja nenhum impedimento para que o consumidor use e interaja com o que a empresa está oferecendo.

Adaptação

Assim como um cinto automático, os sites e os aplicativos desenvolvidos em nome da sua marca devem ser adaptáveis aos diferentes tipos de dispositivos. 

Existe uma regra moderna que prioriza o mobile por conta da taxa de incríveis 97% de usuários que navegam na rede, por meio dos celulares e tablets.

Caso o seu site não seja responsivo nesses aparelhos, as chances da sua empresa ser  descartada pelos consumidores também é muito alta. Além dessas características, o UX Design também engloba habilidades, como:

  • Design de Interação;
  • Arquitetura da Informação;
  • Visual Design;
  • Psicologia;
  • Storytelling;
  • Design Thinking.

Dessa forma, essas são as ferramentas que possibilitam que todas as características citadas sejam transmitidas ao seu consumidor.

Por que investir em experiência do usuário?

O relacionamento com o cliente é a fundação do sucesso da sua empresa de equipamentos para alinhamento e balanceamento, por exemplo. 

Quando esse relacionamento é bem construído, até a percepção de valor que o consumidor  tem sobre os produtos e serviços aumenta e ele torna-se um cliente fiel e promotor da marca.

Clientes que promovem a marca ajudam a trazer novos consumidores muito mais dispostos a comprar do que os que chegam por outros meios. Portanto, investir em boas experiências com a marca desde o primeiro contato deve ser uma prioridade da sua empresa.

Dessa forma, elencamos aqui três benefícios de se implementar o UX Design na sua estratégia. Veja quais são.

Criação de produtos realmente úteis

Quando o cliente é o ponto central das ações de uma empresa, os produtos desenvolvidos passam a ter muito mais relevância do que os que não têm o consumidor como foco.

Ao entender que o público tem uma demanda por tempo e praticidade nas tarefas domésticas, uma empresa de eletrodomésticos desenvolve um aspirador de pó potente e silencioso e supre a falta que havia no mercado com algo que o cliente realmente precisa. 

Dessa forma, o consumidor desenvolve uma relação inconsciente de gratidão com a marca que pode alimentar novos ciclos de compra no futuro, se for bem trabalhada.

Diminuição dos ajustes no produto finalizado

Da mesma forma que um laudo PGR garante que não há riscos ambientais em uma empresa, o UX Design minimiza a necessidade de corrigir problemas com o produto final. 

Uma vez que o usuário é inserido no processo de desenvolvimento do produto, como voluntários para testar uma versão beta, por exemplo, e a empresa pode coletar impressões e sugestões, os erros podem ser reparados antes da versão final ser lançada e divulgada.

Impacto na reputação da empresa no mercado

Em conjunto com o tópico anterior, podemos observar o que acontece na situação oposta. Quando uma empresa lança um produto instável e com problemas, a impressão dos consumidores passa a ser negativa. 

No caso de uma grande repercussão, clientes que indicavam a marca podem se sentir desconfortáveis de fazê-lo pela má fama do produto.

Já quando há uma versão beta e o público é informado, os usuários que não tiveram a oportunidade de participar do teste são instigados pelos comentários e a empresa tem a chance de surpreender com um produto final ainda melhor do que o esperado. 

O que o UXD pode fazer pelo seu negócio?

Uma empresa de forro de lona para teto que adota essas medidas pode observar uma redução de custos na empresa, um retorno maior sobre os investimentos feitos, clientes mais satisfeitos e fiéis, novos consumidores qualificados chegando constantemente, etc.

Estar bem relacionado com o cliente gera motivações mais profundas e fortes para uma compra do que apenas oferecer um bom produto. UX Design trabalha com as emoções dos consumidores, que é a moeda corrente do marketing atual. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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