Contratando uma agência de design: site customizado ou template pronto?

17 de novembro de 2021

Leia o post completo abaixo

Um website é essencial para um negócio: ele abre sua empresa para o mundo, permitindo que mais pessoas encontrem, se envolvam e comprem de você.

Quando se entra em contato com uma agência de design, há dois caminhos possíveis: investir em um website personalizado feito sob medida a partir do zero ou usar um molde pronto, chamado template.

Ambas as opções têm seus prós e contras e servem a um propósito diferente para diferentes categorias de negócios (ou negócios em diferentes estágios de vida).

Quer você saiba a diferença entre os dois, ou esteja apenas começando seu processo de descoberta, este artigo vai fornecer os pontos principais na análise do caminho que você deve tomar. 

O que é um Template?

Pessoa escolhendo templates em tablet

Um template é um site que já vem com um modelo e uma estrutura pronta.

Essencialmente, um template oferece aos designers maneiras relativamente fáceis de conectar conteúdo a uma estrutura sofisticada construída através de linguagens clássicas da Web, como HTML e CSS.

Templates podem incluir títulos já dispostos, imagens posicionadas, banners de fundo, listras e outras características de layout, bem como tipografia estilizada.

Agências de design podem utilizar estes modelos, substituindo o conteúdo e imagens para obter um website sem escrever o código.

É provável que você se depare diariamente com sites como estes. Várias plataformas de criação de templates ganharam atenção nos últimos anos e vem crescendo em popularidade.

Pontos Positivos

Templates podem ser a melhor opção se um orçamento te restringe ou se o seu prazo está curto.

São muito fáceis de configurar e a agência de design contratada leva muito menos tempo para entregar o seu projeto do que para criar um site a partir do zero.

O mundo do desenvolvimento de templates cresceu exponencialmente, com negócios inteiros como Wix e Squarespace fornecendo às marcas emergentes maneiras rápidas e muitas vezes baratas de lançar facilmente um site.

Para pequenas empresas que operam com orçamentos reduzidos, os moldes são um grande recurso para estabelecer sua marca online.

Pontos Negativos

Mesmo que os moldes sejam fáceis e econômicos, eles não têm distinção e personalização.

Talvez o maior problema seja que os templates, sem um profissional para adaptá-los, tendem a ter a mesma aparência. Com a assistência de um especialista é possível dar um diferencial para eles, mas mesmo nesse cenário, a diversidade de mudanças ainda é limitada.

Embora haja algum grau de personalização nos modelos, sempre haverá parâmetros que impedirão certas mudanças.

É sempre importante ter em mente que, quando a concorrência é tão alta, a pior coisa que se pode fazer é misturar-se à multidão.

O que é um site customizado (ou sob medida)?

Designers discutindo linguagem de programação

Na maioria das vezes, os sites customizados são exatamente isso: completamente personalizados e feitos exclusivamente por uma agência de design para sua marca e somente para ela. 

No espaço digital lotado de hoje, é fácil identificar um site personalizado — o nível de pensamento e trabalho envolvido faz com que ele se destaque, especialmente em meio a concorrência.

Pontos Positivos

Os websites customizados são feitos unicamente para o seu negócio; projeta-se cada aspecto com o melhor interesse da sua empresa e você tem controle total sobre o visual.

Dessa forma, sem que nenhum molde sirva como restrição, surge a oportunidade para uma agência de design projetar um layout desejado que será capaz de se destacar da multidão.

Construir um site customizado do zero significa que também há um certo nível de adaptabilidade presente que pode corresponder ao crescimento de sua marca.

Quando comparado com os templates, o número de páginas, layout e design exclusivos é mais flexível e pode ser adaptado para atender às necessidades exclusivas de sua marca, mantendo a coesão em todo o site.

Além disso, no que diz respeito a SEO, os sites customizados tendem a ter um melhor desempenho nos resultados de pesquisa do Google.

A otimização para pesquisa vai além de palavras-chave; como seu site é construído e codificado pode afetar a experiência do usuário, a velocidade de carregamento e o desempenho geral, cada um dos quais pode ser considerado pelo Google na hora de classificar o site.

Trabalhar com uma equipe de desenvolvedores talentosos significa que seu site será construído com as melhores práticas de desenvolvimento e SEO em mente.

Pontos Negativos

Seu website é uma representação da sua empresa e pode atrair clientes em potencial para o seu serviço ou produto.

Mas assim como pode ser uma grande vantagem, sites mal projetados ou sem as funções necessárias podem passar uma imagem negativa.

Isso significa que ao optar por uma plataforma totalmente customizada é essencial ter certeza que todos os requisitos necessários estão sendo atendidos.

Por isso, um site sob medida para seu negócio exige um investimento maior de tempo e recursos.

O processo de Design passa por um estudo completo do seu usuário, do seu funil de vendas e até da experiência de compra que o site poderá projetar.

Os profissionais envolvidos tomam a decisão de tomar mais tempo para projetar visando um produto final que não somente serve a todas as necessidades atuais da empresa, mas também se mostra capaz de ser atualizado com cada transformação do negócio.

Então, o que considerar?

Profissional em agência de design utilizando laptop para criação de um website.

O fato é que templates são ótimas soluções para certas empresas, assim como websites customizados são necessários para outras.

A decisão correta se resume a alguns fatores importantes que devem ser considerados

Orçamento

Um website é a representação mais abrangente da sua marca. É o núcleo central de todas as suas iniciativas de branding e marketing.

Ele é o único lugar onde seus clientes sabem que sempre o encontrarão, 24 horas, 7 dias por semana.

Um website de alta qualidade será sempre um bom investimento. Dito isto,  sites sob medida exigem mais horas dos profissionais, não importa de qual agência de design, para serem desenvolvidos e assim maior investimento financeiro. 

Os templates oferecem design pré-pronto, o que torna o processo de adaptação por parte da agência de design mais rápido. Isso implica em menos horas de trabalho, e consequentemente menor valor de investimentos.

A troca, entretanto, são as limitações que os acompanham.

Os templates podem ser limpos e funcionais na superfície, mas sua qualidade em relação à performance e escalabilidade geralmente é menor.

Se seu orçamento for limitado, um template pode ser sua única escolha. Mas se tiver uma folga no orçamento, um site personalizado com certeza vale o investimento.

Tempo

Outra questão a considerar sobre os sites customizados é que eles vão precisar de mais tempo para ficarem prontos, visto que exigem estudo de usuário, melhores práticas de codificação e design.

Assim sendo, eles podem levar alguns meses para serem lançados, dependendo de seu tamanho e da complexidade de suas características.

Planejamento, wireframes, design, desenvolvimento, redação, fotografia, testes, otimização — sites customizados requerem muitas pessoas diferentes trabalhando em tarefas que requerem expertise.

Portanto, se você estiver com prazo curto para colocar um website no ar — para o lançamento de um produto ou evento, por exemplo —um template pode ser a melhor escolha.

Entretanto, se você está planejando com calma qual deve ser o próximo passo da sua empresa no digital, considere um prazo acima de 45 a 60 dias e invista em um site customizado.

Funcionalidade

As diferenças  dos modelos de website também se estendem à funcionalidade. Para começar, apenas alguns  modelos são projetados para ser totalmente responsivos (ou seja, se adaptam para telas mobile e desktop).

A experiência do usuário é central para garantir que seus clientes obtenham o que precisam de seu website e você conseguir o que precisa de seus clientes.

Somente com um site customizado você pode direcionar estrategicamente os usuários para a conversão, otimizando a capacidade do mesmo de capturar leads ou vender produtos.

Por exemplo, se você precisa disparar emails ou realizar alguma automação muito específica do seu negócio, sites templates precisariam vir com essa automação incluída em seus modelos, caso contrário seria bastante trabalhoso incluí-la no seu site.

Nos sites customizados você tem a oportunidade de planejar isso com seu designer e desenvolvedor desde o início.

Conclusão

A escolha entre um molde ou um site customizado é sua.

Enquanto algumas marcas optam por um site completamente personalizado, marcas menores podem ver o sucesso com o uso de moldes. 

Elas podem ter experiência em codificação ou CMS, ou o site que estão procurando precisa de funcionalidade mínima.

Além disso, está se tornando mais comum para as marcas aproveitarem ambas as opções de desenvolvimento: personalizar páginas prioritárias como a home enquanto usam modelos para preencher o resto do site.

Mas, para a maioria das empresas, pode fazer mais sentido deixar o site, a segurança na web, as atualizações de software e a manutenção das funcionalidades para os profissionais na área.

O diferencial Astherix

Mesmo considerando um site customizado, nem todas as agências de design são iguais. A Astherix desenvolve tanto sites com templates quanto aqueles de planejamento exclusivo, que levam a marca de nossos clientes em profunda consideração.

Além  disso, como empresa nós nos dedicamos a levar a sua visão de negócios para o cenário digital. Você pode saber mais sobre as nossas especialidades acesse o link.

O caminho que você escolhe depende em última instância da sua marca, suas necessidades e do formato em que deseja receber os clientes.

Se você tem interesse em saber mais sobre o cenário de design, nós escrevemos um artigo abordando o que faz uma agência nesse setor e a sua importância. Você pode ler esse artigo clicando aqui.